O módulo permitirá que um robô teleguiado, chamado "Zhurong" (deus do fogo, na mitologia chinesa), saia para analisar a superfície do planeta
Robô Zhurong
A China prepara-se para tentar pousar na superfície de Marte de um pequeno robô teleguiado, lançado em julho de 2020, operação arriscada mas em linha com as cada vez mais audaciosas ambições espaciais daquele país asiático.
A sonda, que entrou na órbita do planeta vermelho em Fevereiro deste ano, é constituída por três elementos, entre eles um módulo de onde sairá o robô teleguiado "Zhurong" (o deus do fogo na mitologia chinesa), que irá analisar a superfície do planeta (um pouco à semelhança do que já está a fazer desde fevereiro o robô Perseverance da NASA).
A Agência Espacial Chinesa (CNSA) tinha avançado num primeiro momento com uma janela de oportunidade entre meados de maio e meados de junho. Esta sexta-feira em comunicado disse que o desembarque deve ocorrer "entre a madrugada de 15 e 19 de Maio".
O especialista em voos espaciais Ye Peijian, líder do programa chinês de exploração da Lua, já antes tinha avançado com a previsão de aterragem do módulo no sábado às 7h11 em Pequim, 00h11 em Luanda.
Se esta operação for bem-sucedida, o robô permitirá estudar a composição das rochas do Planeta Vermelho.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.