O Zhurong chegou à órbita de Marte no passado dia 10 de Fevereiro e ficou por lá até o último dia 14 de Maio, quando, enfim, realizou com sucesso uma rápida descida de sete minutos até o solo marciano
A agência espacial norte-americana (NASA), conseguiu tirar duas fotos do rover chinês Zhurong. As imagens foram capturadas pela câmara HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), que desde 2005 viaja a bordo da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter).
Em uma das imagens, é possível visualizar o Zhurong e o módulo de pouso na área de Utopia Planitia, uma região de solo liso e quase sem rochas, onde o veículo pousou. Na outra, quase idêntica a primeira, vê-se também o paraquedas.
O rover faz parte da missão Tianwen-1, considerada por astrônomos a mais ousada de todos os tempos. O objectivo era não apenas orbitar o planeta vermelho, como também pousar e explorar sua superfície.
O Zhurong chegou à órbita de Marte no passado dia 10 de Fevereiro e ficou por lá até o último dia 14 de Maio, quando, enfim, realizou com sucesso uma rápida descida de sete minutos até o solo marciano.
O feito tornou a China no terceiro país a conseguir tal proeza, atrás apenas da União Soviética, com o Mars 3, em 1971, e os Estados Unidos, com a Viking 2, em 1976.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.