Teste com teletransporte quântico consegue 90% de precisão em uma distância de 44 km

O desenvolvimento de computadores com a tecnologia quântica encontra-se num estado bastante avançado, no entanto, a possibilidade de criar uma rede de dados quânticos pode alterar também a forma como nos conectamos e lidamos com a internet

Teste com teletransporte quântico consegue 90% de precisão em uma distância de 44 km

Um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) conseguiu efectuar o teletransporte de partículas de informação quântica (qubits) com 90% de precisão em um raio de 44 quilômetros de distância. O estudo é considerado um grande passo para a computação quântica e expande as possibilidades dessa área de conhecimento extremamente avançada e complexa.

 

De maneira resumida, a computação quântica é uma forma avançada de tecnologia que utiliza qubits. Os bits são as formas básicas de informação da nossa atual tecnologia de computação: são pulsos eléctricos que variam entre 0 e 1 para criar todas as informações que vemos no nosso computador, smartphone ou televisão inteligente.

 

Os qubits são os bits quânticos, feitos de fótons – luz – e não são binarizados. Segundo os cientistas, um qubit pode ser simultaneamente 0 e 1, alterando a dinâmica da computação em um geral.

 

O desenvolvimento de computadores com a tecnologia quântica encontra-se num estado bastante avançado, no entanto, a possibilidade de criar uma rede de dados quânticos pode alterar também a forma como nos conectamos e lidamos com a internet.

 

Os pesquisadores da caltech compararam a transmissão de qubits por fibra óptica e observaram que a rede pode ser extremamente precisa.

 

Fonte: Hipeness

Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.