Numa primeira fase, executivo pretende abranger 57 escolas das 18 províncias do país, sendo 51 do ensino primário e secundário e seis centros do sistema nacional de formação profissional
Luísa Grilo, Ministra da Educação
O projecto de criação de “Escolas de Referência” foi lançado, esta quinta-feira (18), na província de Malanje, em acto realizado no Instituto Médio Agrário do Quéssua.
O referido projecto enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Formação de Pessoal Docente e de Reforço do Sistema Nacional de Formação Profissional, inscritos no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.
Numa primeira fase, executivo pretende abranger 57 escolas das 18 províncias do país, sendo 51 do ensino primário e secundário e seis centros do sistema nacional de formação profissional.
Segundo a ministra Luísa Grilo, as 57 instituições (cinco das quais em Malanje) foram seleccionadas com base nas condições infra-estruturais, laboratórios, perfil do pessoal docente, competência dos gestores, entre outros indicadoresn e serão acompanhadas durante cinco anos, findos os quais será feita a avaliação das experiências de sucesso.
A ministra sublinhou que, além disso, também está em causa o bom desempenho dos professores e formadores qualificados para alcançar a aprendizagem significativa dos alunos. Explicou que a qualidade de aprendizagem não depende apenas da qualificação dos professores, pois existem outras variáveis que precisam de ser consideradas.
Entre as qualidades, a ministra apontou o rácio professor- aluno, a quantidade e qualidade dos recursos educativos, com destaque para a disponibilidade de salas de aulas em quantidade e qualidade desejável.
Neste sentido, prosseguiu, o Executivo tem realizado acção concreta no aumento de salas de aula, agora com cerca de 29 por cento, para a educação pré-escolar, ensino primário e secundário, num total de 97.684 salas de aula em 2017, 167 outras em 2020.
Tais salas, de acordo com Luísa Grilo, permitiram o acesso de mais de três milhões de crianças no sistema de ensino, saindo dos 10 milhões em 2017 para mais de 13 milhões matriculados no presente ano lectivo.
O acto de lançamento do projecto em causa foi testemunhado por membros do governo, directores municipais da educação e gestores escolares.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: Cultura AngolaEducação
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Jomo Fortunato , Ministro da Cultura
Ministério da cultura reforça aposta nas casas de cultura do paísA criação de um observatório é outro dos projectos do ministério, que procura assim dar soluções
Associação cultural lança projecto “biblioteca ao encontro dos estudantes”
Segundo o responsável, na segunda fase do projecto serão abrangidas todas as demais regiões do país
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.