Essa iniciativa tem como finalidade de dar oportunidade aos jovens nascidos nas regiões circunvizinhas às zonas de exploração mineira.
Cerca de trinta e cinco jovens angolanos residentes província da Lunda Sul vão beneficiar de formação em lapidação de diamantes, nos próximos três meses, para suprir a carência de trabalhadores neste domínio e dinamizar o sector diamantífero do país.
Os jovens fazem parte de um grupo de 50 candidatos selecionados a partir de um concurso público realizado em cooperação com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Nacional (INEFOP) local. Os outros 15 serão treinados na Índia.
A iniciativa é da Sociedade Angolana de Diamantes (SODIAM) e enquadra-se no asseguramento da empregabilidade da mão-de-obra local. Os formandos farão parte dos primeiros trabalhadores a serem empregados na maior fábrica de lapidação de diamantes do país, em construção em Saurimo.
A ação formativa será realizada no Centro Provisório de Formação de Avaliação e Lapidação de Diamantes. Este e o futuro centro definitivo, que funcionará no Pólo de Desenvolvimento Diamantifero de Saurimo (PDDS), destinam-se à formação de efectivo, maioritariamente local, a ser contratado pelas unidades fabris que forem erguidas no Pólo.
Segundo o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), a fábrica de lapidação estará concluída no primeiro semestre de 2021, em Saurimo, província da Lunda Sul, numa parceria público-privada entre a SODIAM E.P e a multinacional indiana KGK.
O ministério refere que a iniciativa visa também dar oportunidade aos jovens nascidos nas regiões circunvizinhas às zonas de exploração mineira.
O projecto tem como finalidade reduzir o esforço das unidades fabris a serem erguidas no PDDS, no recrutamento de quadros angolanos dotados de habilidades na lida com o polimento de diamantes.
Fonte: Angop
Tópicos relacionados: Cultura Angola
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Jomo Fortunato , Ministro da Cultura
Ministério da cultura reforça aposta nas casas de cultura do paísA criação de um observatório é outro dos projectos do ministério, que procura assim dar soluções
Associação cultural lança projecto “biblioteca ao encontro dos estudantes”
Segundo o responsável, na segunda fase do projecto serão abrangidas todas as demais regiões do país
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.