IPIL 70 Anos: Conheça a estufa automatizada

Diferentemente da agricultura convencional, o sistema permite que as plantas sejam independentes do clima para o seu crescimento.  O sistema estabelece padrões para que tais frutos recebam o devido cuidado para que seu crescimento seja de forma qualificada e mais eficiente

IPIL 70 Anos: Conheça a estufa automatizada

Fotografia por: TecanStudio

A agricultura sofreu uma forte modernização com um grande aumento da produção e da produtividade nos últimos 50 anos em quase todo o mundo. Angola é considerado como o 16.º país do mundo com maior potencial agrícola e esta classificação deve-se fundamentalmente as grandes extensões de solos aráveis, estimadas em cerca de 58 milhões de hectares, abundância em recursos hídricos e energia radiante ao longo de todo o ano. Porém, o longo período de guerra, o tempo gasto na remoção de minas terrestres e o processo de reorganização do território rural, contribuiram para manter a agricultura de Angola à margem do processo de modernização.

 

Para mitigar esse problema, Venâncio Kapessa, Marcos Ntango, Vicentina Carvalho e Igor Martins, estudantes da 12.ª classe do Curso de Electrónica e Telecomunicações do IPIL, desenvolveram uma estufa automatizada adaptada as necessidades locais.

 

Em declarações ao portal da Tecangologies, Venâncio Kapessa contou que a estufa automatizada “é um ambientador que controla a iluminação, a irrigação e a ventilação entre outras variáveis dentro de um sistema agrícola através de processos automáticos. Diferentemente da agricultura convencional, o sistema permite que as plantas sejam independentes do clima para o seu crescimento.  O sistema estabelece padrões para que tais frutos recebam o devido cuidado para que seu crescimento seja de forma qualificada e mais eficiente”, disse.

 

O jovem estudante lamenta o facto de alguns dos sensores utilizados na estufa serem ainda muito caros no mercado nacional, sendo que a ideia do grupo é popularizar o projecto para ajudar os agricultores nacionais a mitigarem os problemas que enfrentam ano pós ano.

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: EventoTecnologiaAngolaEnsinoIPIL

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2023 - Eventos e Lançamentos

Retrospectiva 2023 - Eventos e Lançamentos

Este ano ficou marcado pela retomada dos eventos presenciais e pela redescoberta de uma normalidade que há muito não se experimentava

E3 2022: Um dos maiores eventos de videojogos do ano foi cancelado

E3 2022: Um dos maiores eventos de videojogos do ano foi cancelado

Recordar que, inicialmente, acreditava-se que a E3 2022 voltaria a ter formato presencial, uma hipótese que foi colocada de parte em favor de

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.