O principal ramo de negócios, o dos semicondutores, beneficiou este ano do aumento da procura relacionada, por exemplo, com centros de dados, depois de grande parte do planeta ter imposto confinamentos, impulsionando o teletrabalho e os serviços à distância
A gigante sul-coreana da tecnologia Samsung Electronics apresentou um lucro de 26,4 mil milhões de won (cerca de 19,6 mil milhões de euros) em 2020, mais 21,48% do que em 2019 apesar da empresa registar uma redução na venda de smartphones.
O resultado positivo justifica-se pelo aumento da procura de 'chips', na sequência da pandemia de Covid-19. O EBITDA (lucros antes de impostos, juros, amortizações e depreciações), por sua vez, cresceu 19,45% em relação a 2019, para 36,35 mil milhões de won (27 mil milhões de euros).
Já o lucro operacional aumentou 29,6% e o volume de negócios 2,78%.
O principal ramo de negócios, o dos semicondutores, beneficiou este ano do aumento da procura relacionada, por exemplo, com centros de dados, depois de grande parte do planeta ter imposto confinamentos, impulsionando o teletrabalho e os serviços à distância.
Por sua vez, os negócios de eletrónica de consumo e telecomunicações foram ajudados por uma recuperação da procura após o fim dos confinamentos.
O EBITDA dos últimos três meses do ano cresceu 16,1% comparativamente ao mesmo período de 2019, enquanto o lucro operacional cresceu 26,39%.
Ainda de acordo com a fabricante, o faturamento com telemoveis caiu 10% no quarto trimestre de 2020 e ficou em 22,34 trilhões de wons. O lucro da divisão teve queda menos expressiva, de 3,9%, e passou para 2,42 trilhões de wons. A Samsung justifica o resultado com a competição mais intensa entre as empresas e por maiores despesas com marketing.
No primeiro trimestre de 2021, espera-se que a demanda por smartphones e tablets seja menor que o observado no último trimestre de 2020. A Samsung explica que a queda deverá acontecer por conta da fraca sazonalidade, que é comum para o período. Apesar disso, a fabricante sul-coreana pretende aumentar o faturamento e o lucro com lançamentos
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: NegócioTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.