Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
LG Velvet
A LG Electronics anunciou nesta segunda-feira(05) que vai sair do negócio de venda de telemóveis. Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia.
A gigante sul-coreana procurou, inicialmente, vender a unidade do negócio móvel mas a falta de compradores conduziu à decisão de encerrar a unidade.
Em comunicado divulgado, a empresa sul-coreana disse que a unidade será desmantelada até o dia 31 de Julho, embora o estoque actual de aparelhos possa ainda estar disponível para venda depois desse período.
“O encerramento do negócio mobile ficará concluído até 31 de Julho, embora o stock de alguns modelos de smartphones possa continuar disponível nas lojas depois dessa data”, adianta a LG.
“A LG vai trabalhar em estreita colaboração com fornecedores e parceiros durante todo o processo de encerramento do nosso negócio de mobile. Os detalhes sobre os modelos serão determinados localmente”, lê-se.
A LG também informou que vai fornecer assistência e actualizações para seus aparelhos por tempo indeterminado.
Na apresentação dos resultados relativos a 2020, em Janeiro, a fabricante sul-coreana revelou que a unidade de negócio de fabrico e venda de smartphones estava no vermelho desde o segundo trimestre de 2015, com prejuízos na ordem dos 5 triliões de won (cerca de 3,7 mil milhões de euros).
Segundo a Reuters, a LG ainda terá estado em negociações com o vietnamita Vingroup e com a germânica Volkswagen, mas nenhuma das operações avançou. De acordo com algumas fontes o valor pedido pela empresa sul-coreana é apontado como o motivo para a perda de interesse dos potenciais compradores.
A LG Electronics chegou a ser uma das maiores fabricantes do mundo na área dos smartphones, sendo que no início no arranque do século XXI, com o negócio móvel a desenvolver-se a grande velocidade, chegou a ser uma das três maiores marcas do mundo. Apenas atrás da Samsung e Apple.
Actualmente, a quota de mercado mundial da LG ronda os 2%. Em 2020, a LG entregou às retalhistas 23 milhões de smartphones, o que compara com os 256 milhões da Samsung, de acordo com a consultora Counterpoint Research.
Na Bolsa de Seul, a ação da LG Electronics fechou em baixa de 2,52% nesta segunda-feira (5). Com a medida, a LG se torna a primeira grande empresa produtora de telemóveis a retirar-se do mercado.
Fonte: LG Electronics
Tópicos relacionados: NegócioTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.