Ericsson assina contrato com Apple e encerra disputa sobre licença de patentes

As duas empresas foram a tribunal pela primeira vez em 2015, acusando-se mutuamente de várias violações de patentes e divergências de licenciamento em relação às tecnologias 2G, 3G e 4G  

Ericsson assina contrato com Apple e encerra disputa sobre licença de patentes

A Apple e a Ericsson chegaram a um acordo de licenciamento que colocará fim a uma batalha legal que já dura anos entre as duas empresas. Conforme anunciado em um comunicado à imprensa, o acordo inclui uma “licença cruzada relacionada a tecnologias essenciais de padrão celular patenteadas e concede outros direitos de patente”.

 

As duas empresas foram a tribunal pela primeira vez em 2015, acusando-se mutuamente de várias violações de patentes e divergências de licenciamento em relação às tecnologias 2G, 3G e 4G.

 

Enquanto os processos iniciais foram resolvidos, a batalha recomeçou em outubro de 2021, desta vez sobre o licenciamento de patentes relacionadas à tecnologia 5G. As duas empresas abriram processos uma contra a outra por violação de patente, com a Ericsson indo mais longe a ponto de buscar a proibição das importações do iPhone. A Apple acusou a Ericsson de “táticas de braço forte” nas negociações para licenciar tecnologia de comunicação patenteada.

 

O novo acordo também verá a Ericsson e a Apple “fortalecer sua tecnologia e colaboração comercial”. Notavelmente, o comunicado de imprensa vem da Ericsson, não da Apple, e a Apple não comentou publicamente sobre este acordo entre as empresas.

 

A Ericsson e a Apple chegaram a um acordo de licença de patente global plurianual entre as duas empresas. O acordo inclui uma licença cruzada relativa a tecnologias essenciais de padrão celular patenteadas e concede outros direitos de patente.

 

Além disso, a Ericsson e a Apple concordaram mutuamente em fortalecer sua colaboração tecnológica e comercial, inclusive em tecnologia, interoperabilidade e desenvolvimento de padrões.

 

Este acordo encerra os processos movidos por ambas as empresas em vários países, inclusive no Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito Leste do Texas, bem como as reclamações apresentadas perante a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC).

 

O posicionamento da Apple nessa batalha legal foi impulsionado pela aquisição do negócio de modems da Intel, que lhe deu acesso a sua própria coleção de patentes essenciais relacionadas à tecnologia celular. Em algum momento nos próximos anos, a Apple fará a transição do uso de modems Qualcomm no iPhone para seus próprios modems internos. Apesar dessa mudança, no entanto, o licenciamento de patentes de empresas como Ericsson e Qualcomm ainda será fundamental.

 

 

Fonte:

Tópicos relacionados: Negócios Política Tecnologia Apple Ericsson

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.