EUA pode agravar as sanções impostas a Huawei devido às ligações da empresa com à Rússia

Anos depois, a empresa chinesa, que já foi alvo das sanções dos Estados Unidos, poderá enfrentar novas medidas punitivas devido à ligação à Rússia

EUA pode agravar as sanções impostas a Huawei devido às ligações da empresa com à Rússia

 

 
A Huawei poderá vir a enfrentar mais sanções nos Estados Unidos devido à ligação à Rússia. De acordo com o jornal britânico Financial Times (FT), Vladimir Putin terá recorrido à empresa para reconstruir e modernizar a infraestrutura de comunicações na Crimeia, território anexado pela Federação Russa em 2014.
 
 
Anos depois, a empresa chinesa, que já foi alvo das sanções dos Estados Unidos, poderá enfrentar novas medidas punitivas devido à ligação à Rússia.
Na publicação, o Financial Times refere que a Huawei está posicionada para auxiliar o governo de Putin numa maior escala, numa altura em que a Rússia está cada vez mais isolada.
 
 
Um especialista em telecomunicações consultado por aquele jornal refere que, num cenário em que a Nokia ou a Ericsson saiam totalmente da Rússia, Moscovo “precisaria de empresas chinesas mais do que nunca, especialmente da Huawei”, disse Hosuk Lee-Makiyama, do Centro Europeu para Política Económica Internacional.
 
 
Até este ponto, a Huawei tem visto as vendas de smartphones aumentar na Rússia em 300%, contabiliza o Financial Times, recorrendo a dados da primeira quinzena de Março. Também empresas chinesas, como a Oppo ou a Vivo, têm visto as vendas aumentar.
 
 
Os especialistas apontam que empresas como a Huawei ou a Xioami, também chinesa, estão a arriscar violar as sanções determinadas pelo Ocidente se continuarem a fazer chegar telefones e equipamentos de telecom à Rússia.
 
 
Uma vez que as sanções aplicadas pelos Estados Unidos já tiveram reflexo no negócio da Huawei, principalmente na vertente de consumo, um cenário de mais sanções vindas de Washington poderá representar um novo golpe para as operações da empresa.
 
 
 
 
 
 

Fonte: Jornal de Negócios

Tópicos relacionados: Produto Política Tecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.