Lucro da Samsung dispara 52% com demanda por chips

A Samsung é uma referência do mundo da electrónica, como fabricante de material, como televisões, telemóveis e aparelhos médicos, e como fornecedor de componentes a grandes empresas como a Sony ou a Apple

Lucro da Samsung dispara 52% com demanda por chips

A Samsung anunciou nesta sexta-feira ter alcançado um lucro de 13,8 biliões de won, cerca de 10,2 mil milhões de euros no quarto trimestre de 2021. Cifra que compara com os 7,4 mil milhões de proveitos alcançados no quarto anterior.

 

O lucro da maior produtor do mundo de microchips para telemóveis, aumentou cerca de 52%, enfunado pelo aumento da procura de chips de memória para a indústria electrónica. A falta de material, que afectou a produção de carros, computadores e telemóveis, empurrou os preços dos circuitos integrados para cima.

 

Porém, o lucro recorde da Samsung do quarto tremeste de 2021 ficou abaixo das expectativas dos analistas, que estimavam proveitos na ordem dos 15,2 biliões de won (cerca de 11,2 mil milhões de euros).

 

A empresa sul-coreana justificou a diferença com os bónus pagos aos trabalhadores no final do ano. Especialistas do sector acrescentam que os investimentos da Samsung em publicidade nos telemóveis também encurtaram as margens, apesar do resultado recorde.

 

A quebra nos preços dos microprocessadores, no final de 2021, foi inferior ao estimado pelos especialistas, porque a procura se manteve robusta, especialmente ao nível de chips de memória.

 

Os preços dos chips devem baixar na primeira metade de 2022, embora a pandemia, causa e consequência do aumento da procura e da quebra de oferta de material electrónico, continue a ajudar a Samsung a manter os preços (e os lucros).

 

A Samsung é uma referência do mundo da electrónica, como fabricante de material, como televisões, telemóveis e aparelhos médicos, e como fornecedor de componentes a grandes empresas como a Sony ou a Apple.

 

A Samsung lidera a fileira de empresas electrónicas que apostam fortemente na produção de chips, tendo anunciado mais de 180 mil milhões de euros de investimentos na área para os próximos três anos. Os valores já incluem os 15 mil milhões para a construção de uma fábrica em Taylor, no Texas, EUA.

Fonte: Jornal de Notícias

Tópicos relacionados: NegócioTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.