Microsoft demite milhares de engenheiros para apostar mais em IA

A Microsoft eliminou cerca de 2 000 postos de trabalho apenas no estado norte-americano de Washington, sendo que mais de 40% envolviam desenvolvedores de software

Microsoft demite milhares de engenheiros para apostar mais em IA

Os mais recentes cortes da Microsoft afectaram uma parte significativa da sua unidade de engenharia de software, à medida que a empresa redobra os seus investimentos em inteligência artificial (IA). De acordo com os últimos registos, empresa de Redmond eliminou cerca de 2 000 postos de trabalho apenas no estado norte-americano de Washington, sendo que mais de 40% envolviam desenvolvedores de software.

O relatório acrescenta que outros cargos, como gestores de produto e programas técnicos, representaram 30% dos cortes. Estes números fazem parte dos 6.000 despedimentos que a Microsoft anunciou esta semana. Até Junho de 2024, a empresa empregava 228 000 pessoas em todo o mundo.

Estes despedimentos ocorrem enquanto a Microsoft e outras gigantes tecnológicas, como a Salesforce e a Workday, reestruturam as suas equipas para se focarem mais na IA. Embora estas empresas continuem a contratar para funções relacionadas com IA, estão também a apertar os orçamentos e a reduzir pessoal em áreas tradicionais de software.

Fontes disseram a imprensa que alguns funcionários de projectos de IA da Microsoft também foram afectados, embora cargos voltados para clientes, como vendas e marketing, tenham sofrido menos reduções.

Apesar dos cortes, a Microsoft reportou resultados financeiros acima das expectativas no último trimestre, com um lucro líquido de 25,8 mil milhões de dólares e receitas de 70,07 mil milhões de dólares. A empresa está também a aumentar os seus investimentos em IA, com o CEO Satya Nadella a afirmar que a Microsoft gastará 80 mil milhões de dólares em iniciativas de IA este ano."

Fonte: Bloomberg

Tópicos relacionados: Negócios Tecnologia Microsoft IA

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

Pólo Industrial de Viana

Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negócios

O Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

LG Velvet

LG Electronics abandona o negócio de smartphones

Na origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.