A decisão veio depois que concorrentes da SpaceX, incluindo a Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, contestaram o contrato junto ao governo dos Estados Unidos
A NASA suspendeu o contrato de 2,89 mil milhões de dólares com a empresa americana SpaceX, do bilionário Elon Musk, anunciado a 16 de Abril. A companhia havia sido contratada para construir o módulo de pouso da missão Artemis, que levará astronautas de volta à Lua até 2024.
A decisão veio depois que concorrentes da SpaceX, incluindo a Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, contestaram o contrato junto ao governo americano.
O protesto da Blue Origin, assim como o da Dynetics, que também concorria ao contrato, está nas mãos do GAO (Government Accountability Office, espécie de "Tribunal de Contas" do governo norte-americano).
A decisão da NASA significa que a SpaceX deve interromper qualquer trabalho especificamente relacionado ao contrato do programa lunar até que o GAO tome uma decisão, prevista para 4 de agosto no máximo.
A Blue Origin também argumenta que a decisão estende o controle "monopolístico" da SpaceX na exploração espacial.
De acordo com os protestos do GAO, a NASA informou a SpaceX que o progresso no contrato HLS [Human Landing System, sistema de pouso humano] foi suspenso até que o GAO resolva todos os litígios pendentes relacionados a esta aquisição", disse Monica Witt, porta-voz da agência espacial americana, em nota compartilhada com a imprensa. De acordo com a Blue Origin, a NASA teria avaliado erroneamente as propostas, julgando mal suas vantagens e minimizando os desafios técnicos e riscos do projecto da Space X.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: NegóciosPoliticaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.