Em comunicado final, os ministros sublinham o seu consenso de que “as perspetivas apontam para um mercado bem equilibrado, e que a atual volatilidade não se deve a fundamentos, mas a desenvolvimentos geopolíticos em curso”
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os 10 aliados, incluindo a Rússia, confirmaram hoje (31/03) que um aumento da oferta de petróleo de 432.000 barris por dia entrará em vigor em Maio, como planeado em Julho de 2021.
A informação foi anunciada pelos delegados dos 23 países da aliança OPEP+, composta pelos 13 membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e 10 produtores independentes, num comunicado no qual atribuem “a actual volatilidade” dos preços do petróleo aos “acontecimentos geopolíticos em curso”, e não aos fundamentos do mercado.
Tal como na sua última reunião, em 02 de Março, a sessão foi extraordinariamente rápida, tendo durado cerca de 11 minutos, sem dar acesso à imprensa, e o resultado foi o antecipado pelos mercados depois de vários líderes do grupo terem defendido nos dias anteriores a manutenção do atual acordo.
No comunicado final, os ministros sublinham o seu consenso de que “as perspetivas apontam para um mercado bem equilibrado, e que a actual volatilidade não se deve a fundamentos, mas a desenvolvimentos geopolíticos em curso”.
Nesta base, decidiram avançar com o roteiro adoptado em Julho do ano passado para regressar gradual e cautelosamente ao nível de produção pré-pandemia, com aumentos mensais moderados, até Setembro.
Isto implica “confirmar a decisão de ajustar a produção coletiva para cima em 0,432 milhões de barris por dia no mês de Maio de 2022”, disseram.
Os delegados dos 23 países da aliança OPEP+ Decidiram também reunir-se novamente no dia 05 de Maio.
Fonte: Lusa
Tópicos relacionados: NegócioProduto PetróleoOPEP
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Pólo Industrial de Viana
Pólo Industrial de Viana lança Website para promoção de negóciosO Website tem como objectivo apresentar as potencialidades das empresas que actuam no perímetro, os bens produzidos, e os empregos gerados
LG Velvet
LG Electronics abandona o negócio de smartphonesNa origem da decisão estão cinco anos consecutivos de prejuízos, numa altura em que a competitividade no sector cresce a cada dia
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.