Segundo o regulador europeu, a eficácia da vacina nesta faixa etária foi demonstrada num ensaio clínico com aproximadamente 2 mil participantes, com a resposta
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira (28), a utilização das vacinas da Pfizer em adolescentes ente os 12 e os 15 anos. Contudo, explicou o organismo em conferência de imprensa, "será cada Estado-membro" a decidir se as usará ou não nesta faixa etária
O Comité "aprovou na sexta-feira (28) o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em adolescentes dos 12 aos 15 anos", começou por indicar Marco Cavaleri, responsável pela Estratégia de Vacinas da EMA, recordando que "a vacina já era autorizada em pessoas com 16 anos ou mais".
Agora, "temos informação que mostra que a vacina também é segura" entre estas idades (12 a 15 anos), acrescentou. Esta recomendação do Comité Científico da EMA vai ser transmitida à Comissão Europeia que irá emitir "a aprovação final".
"Será, depois, cada Estado-membro que decidirá, individualmente, se e quando usar esta vacina nos adolescentes no futuro", esclareceu ainda Cavaleri, frisando que alargar a "proteção de uma vacina segura e eficaz a uma população mais jovem é um importante passo na luta contra esta pandemia".
O uso da vacina da Pfizer em adolescentes é igual ao dos adultos, sendo que "são requeridas duas doses" administradas com "um intervalo de, pelo menos, três semanas".
Segundo o regulador, a eficácia da vacina nesta faixa etária foi demonstrada num ensaio clínico com aproximadamente 2 mil participantes, com a resposta imunitária a revelar-se semelhante, e por vezes "melhor", à de jovens adultos.
No ensaio, nenhum dos adolescentes vacinados teve Covid-19 ou foi infetado pelo coronavírus SARS-CoV-2, ao contrário do que sucedeu com 16 participantes de um grupo de controlo, aos quais foi administrado um placebo, descreveu Marco Cavaleri. "Os dados mostram que a vacina protege esta população da doença", afirmou ainda, acrescentando que a fórmula da Pfizer/BioNTech "é bem tolerada".
Fonte: Notícias ao Minuto
Tópicos relacionados: SegurançaSaúde
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.