Vários países decidiram, por precaução, suspender a administração da vacina da AstraZeneca após relatos de coágulos sanguíneos suspeitos, que provocaram a morte de algumas pessoas vacinadas
Emer Cooke, diretora da Agência Europeia dos Medicamentos
A vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 é "segura e eficaz", declarou, quinta-feira, Emer Cooke, diretora da Agência Europeia dos Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).
O regulador europeu reafirma, agora, a confiança na vacina após os especialistas terem concluído não haver associação entre o medicamento e os coágulos sanguíneos reportados e que "os benefícios do uso superam os riscos".
“A recomendação é para os profissionais de saúde estarem atentos a possíveis efeitos secundários”, explicou Emer Cooke, numa conferência de imprensa online, garantindo que mais estudos vão ser feitos, enquanto deve prosseguir a vacinação contra uma doença que garantidamente pode matar - a covid-19.
A agência não encontrou provas de que houvesse algum problema com lotes específicos da vacina da AstraZeneca. “Essa relação simplesmente não existe”, garantiu Sabine Straus, secretária do Comité de Farmacovigilância e Avaliação do Risco da EMA, pondo de parte a hipótese que inicialmente tinha sido avançada.
Os peritos da EMA, a que se juntaram outros especialistas, reviram 469 relatos destes fenómenos tromboembólicos verificados na Europa. Os mais graves são sete relativos à formação de coágulos em múltiplos vasos sanguíneos (coagulação intravascular disseminada) e 18 de tromboses venosas no seio cavernoso cerebral. A maioria dos casos ocorreu com mulheres com menos de 55 anos, e nove destes episódios resultaram em mortes. “Não foi provada uma relação de causa-efeito com a vacina, mas é possível e merece ser mais analisado”, disse Sabine Straus.
Numa situação normal, sem vacinação, foi calculado que se esperaria que ocorresse menos de um caso em pessoas com menos de 55 anos de coagulação intravascular disseminada na Europa até 16 de Março, em vez dos cinco registados com a vacinação. Em média, para este grupo etário, espera-se que ocorram 1,35 casos deste tipo de tromboses venosas cerebrais, diz um comunicado da EMA.
Fonte: EMA
Tópicos relacionados: SegurançaSaúdePolitica
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.