
A gigante da tecnologia Apple, está a ser acusada de vigiar a localização dos seus utilizadores sem o seu consentimento
A Apple está a ser acusada de vigiar a localização dos seus utilizadores sem consentimento. A denúncia é do Centro Europeu para os Direitos Digitais (noyb, na sigla original), que entregou uma queixa junto dos reguladores da privacidade de Espanha e Alemanha, segundo a notícia divulgada esta segunda-feira pelo jornal Financial Times.
Este centro alega que, através do código único de rastreamento IFDA, a Apple e os programadores de todas as aplicações para o iPhone poderão saber quais são os comportamentos dos seus utilizadores sem o seu conhecimento e consentimento.
"Tal como uma matrícula nos carros, este conjunto único de números e de carateres permite à Apple e a terceiros identificarem os utilizadores em todas as aplicações e até mesmo ligar-se a eles e medir o seu comportamento nos dispositivos móveis", refere o ativista Max Schrems, citado no comunicado daquele centro.
O rastreamento das aplicações "só é permitido com o consentimento explícito dos seus utilizadores", segundo o advogado especializado em questões da privacidade, Stefano Rossetti. "Enquanto a Apple introduz funções no seu motor de busca para bloquear cookies , coloca códigos semelhantes nos seus telefones sem consentimento dos utilizadores."
Fonte: Financial Times
Tópicos relacionados: SegurançaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.