China detecta o primeiro caso humano de gripe das aves H10N3

O homem, um residente da cidade de Zhenjiang, foi hospitalizado a 28 de Abril após ter desenvolvido febre e outros sintomas, refere o comunicado citado pela agência Reuters

China detecta o primeiro caso humano de gripe das aves H10N3

Um homem de 41 anos na província oriental da China de Jiangsu foi confirmado como o primeiro caso humano de infecção com a estirpe H10N3 da gripe das aves, anunciou a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) esta terça-feira. O homem, um residente da cidade de Zhenjiang, foi hospitalizado a 28 de Abril após ter desenvolvido febre e outros sintomas, refere o comunicado citado pela agência Reuters.

 

O diagnóstico de infecção pelo vírus da gripe aviária H10N3 foi confirmado a 28 de Maio, mas ainda não foram revelados quaisquer detalhes sobre a forma como terá ocorrido esta transmissão. Segundo a NHC, o doente já está estável e pronto para ter alta do hospital e a observação dos seus contactos próximos não levou à detecção de outros casos. O H10N3 é uma estirpe de baixa patogenicidade, ou relativamente menos grave, do vírus em aves de capoeira e o risco da sua propagação em grande escala é muito baixo, acrescentou o NHC.

 

A estirpe “não é um vírus muito comum”, explica Filip Claes, coordenador de laboratório regional do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Escritório Regional para a Ásia e o Pacífico, citado pela Reuters. O especialista nota que apenas foram reportados cerca de 160 casos isolados do vírus nos 40 anos até 2018, na sua maioria em aves selvagens ou aves aquáticas na Ásia e em algumas partes limitadas da América do Norte, e nenhum tinha sido detectado em galinhas até agora, acrescentou.

 

Muitas estirpes diferentes de gripe aviária estão presentes na China e algumas infectam esporadicamente pessoas, geralmente as que trabalham com aves de capoeira. Não tem havido números significativos de infecções humanas com gripe aviária desde que a estirpe H7N9 matou cerca de 300 pessoas durante 2016-2017. Nenhum outro caso de infecção humana com H10N3 foi anteriormente notificado a nível mundial, confirma o NHC. 

 

No entanto, este salto de um vírus da gripe das aves para os humanos não é inédito. Aliás, mais recentemente, um artigo publicado a 21 de Maio na revista Science alertava para a propagação global do vírus H5N8 da gripe aviária, encarando a situação desta estirpe como uma preocupação de saúde pública​

 

Os surtos do H5N8 têm sido reportados há já vários meses em muitos países na Europa Ásia e África e já levaram ao abate de milhões de aves. Em Fevereiro deste ano foi divulgado que sete trabalhadores de um aviário na Rússia que terão estado em contacto com o vírus em Dezembro de 2020 testaram positivo para o H5N8. No mesmo mês de Fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou a situação e concluiu que o risco de transmissão entre humanos era baixo.

 

Fonte: Reuters

Tópicos relacionados: SegurançaSaúde

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.