Em Portugal, vacinados continuam a contrair infeção e transmitir o vírus

O alerta para as infeções entre quem tomou doses vacinais foi dado há duas semanas pelo diretor clínico do Hospital do Funchal, na Madeira. Naquele hospital tem identificados 156 infectados com uma toma e 17 com a segunda das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca

Em Portugal, vacinados continuam a contrair infeção e transmitir o vírus

As autoridades sanitárias portuguesas estão a diagnosticar um número crescente de cidadãos diagnosticados com covid mesmo depois de vacinados. Os casos já superam a centena e incluem, sobretudo, quem tomou apenas uma dose, mas há vários casos de pessoas que já tomaram a segunda dose da vacina.

 

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) tem recebido amostras para análise todas as semanas e os peritos apelam à população imunizada para manter as máscaras e o distanciamento físico.

 

O alerta para as infeções entre quem tomou doses vacinais foi dado há duas semanas pelo diretor clínico do Hospital do Funchal, na Madeira. Naquele hospital tem identificados 156 infectados com uma toma e 17 com a segunda das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. São profissionais de saúde, bombeiros ou elementos das forças de segurança, por exemplo, diagnosticados positivos em rastreios de vigilância.

 

A informação ainda não foi revelada pela Direção-Geral da Saúde(DGS), mas os vacinados positivos multiplicam-se. “Todas as semanas somos contactados por suspeitas de falência vacinal”, adianta o responsável pelo Núcleo de Bioinformática do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA, João Paulo Gomes.

 

O factor tempo é o elo-chave. “Só podemos dizer que houve falha vacinal quando a infeção ocorre pelo menos 14 dias após a primeira ou a segunda toma, e a esmagadora maioria dos casos que já investigámos não cumpre este critério”, explica o microbiologista João Paulo Gomes.

 

Segundo o especialista, “é preciso perceber, por exemplo, se a pessoa chegou a desenvolver anticorpos.”

 

Fonte: Expresso

Tópicos relacionados: SegurançaSaúde

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.