Google vai mudar ferramentas do Android para dar mais privacidade aos utilizadores

A Google adiantou ainda que está a desenvolver tecnologias que reduzam o risco de haver aplicações que recolham dados dos utilizadores de forma encoberta

Google vai mudar ferramentas do Android para dar mais privacidade aos utilizadores

A Google anunciou quarta-feira (16) vai alterar a ferramenta de identificação de utilizadores do seu sistema operativo móvel Android, para uma maior proteção de privacidade nos dados partilhados com empresas para publicidade.

 

Uma decisão semelhante tomada pela Apple no ano passado motivou várias críticas dos anunciantes, dentre eles o Facebook.



A Google adiantou ainda que está a desenvolver tecnologias que reduzam o risco de haver aplicações que recolham dados dos utilizadores de forma encoberta.



Sem citar concorrentes, nomeadamente a Apple, a Google criticou que "outras plataformas tenham escolhido uma via diferente que restringe de forma agressiva as tecnologias actualmente usadas por criadores e anunciantes".



Em Abril do ano passado, a Apple lançou a atualização do seu sistema operativo para iPhones iOS 14.5, com uma nova política de privacidade que concede maior controlo ao utilizador e dificulta a tarefa dos anunciantes na internet.



Desde a implementação dessa atualização, todas as aplicações para telemóvel devem solicitar e receber autorização dos donos de iPhones que tenham a nova versão instalada se quiserem obter os seus dados através de aplicações terceiras.



Por seu lado, os utilizadores podem verificar a qualquer momento que aplicações receberam autorização para seguir a sua navegação online.



Se os utilizadores o quiserem podem mudar estas preferências e determinar a quem dão autorização para o rastreio ou até negar esse processo de forma generalizada.



As mudanças na política de privacidade do iPhone revelaram-se desastrosas para uma empresa que vive fundamentalmente da publicidade na internet como a Meta (proprietária das redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp), cujo valor em bolsa caiu mais de 300 mil milhões de dólares nos últimos meses, em consequência dessas alterações.
 

Fonte: Jornal de Negócios

Tópicos relacionados: SegurançaTecnologiaGoogle

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.