
Mário de Oliveira secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação
O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário de Oliveira, exortou, na terça-feira(27), as empresas angolanas a investirem na cibersegurança, como forma de se prevenirem contra ataques cibernéticos e danos às suas estruturas.
Segundo o secretário de Estado, que falava na sessão de abertura do Webinar sobre Cibersegurança em Angola, numa promoção do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, com o aumento do uso das tecnologias de informação no dia-a-dia das empresas, é de vital importância que se previnam de acções maliciosas.
Mário de Oliveira avançou que face à pandemia da Covid-19, o mundo empresarial angolano registou um aumento no uso das tecnologias de informação e comunicação, aumentando também os riscos de ataques cibernéticos.
Apelou, deste modo, as corporações empresarias a olharem, seriamente, para a cibersegurança.
Para Mário de Oliveira, 90 por cento dos ataques cibernéticos registados podem ser evitados se as corporações apostarem em medidas fortes de cibersegurança, entre as quais aponta a criação de passwords complexos e robustos, alteração regular das passwords, não abertura de mails de origem desconhecidos, e não acessos a páginas desconhecidas.
Aconselha, por esta razão, as empresas a tomarem medidas proactivas de segurança para melhor se prevenirem e evitarem danos maiores que possam colocar em causa à sua sustentabilidade e funcionamento.
De acordo com o responsável, apostar na cibersegurança é apostar na protecção das pessoas individuais e colectivas, nas empresas, nos governos, na economia, na segurança nacional, evitando riscos/crises que podem colocar em causa a soberania do país.
Por seu turno, o superintendente-chefe Francisco Cuio, do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que falou sobre “os crimes informáticos à luz do futuro Código Penal”, apontou como crimes mais comuns em Angola a clonagem de cartões Visa e Multicaixa, transferências ilícitas via internetbanking, a difamação ou calúnia, a venda simulada de produtos via Internet, a injúria, os furtos, as ameaças, as violações dos direitos autorais, a inserção de falsos dados no sistema informático, a divulgação de segredos, furto e o incitamento à violência e ao crime.
Aconselhou os usuários das redes sociais para um uso responsável e com sabedoria, evitando passar informações a pessoas desconhecidas.
O director de auditoria e inspeção da Agência de Proteção de Dados, Cruz da Gama, que abordou “a importância da sensibilização em matéria de cibersegurança”, reforçou a necessidade de maior cuidado e atenção para se evitar danos causados por ataques cibernéticos.
O aumento do número de usuários das tecnológicas de informação e comunicação, a nível mundial, cujos dados rondam os 4.54 bilhões, segundo Cruz Gama, trouxe consigo desafios que exigem medidas acertadas e respostas rápidas em termos de proteção de dados.
Informou que o plano estratégico da Agência Nacional de Protecção de Dados está direcionado a sensibilização das comunidades para a exploração dos meios digitais para o reforço da mensagem, utilização de canais electrónicos para a comunicação bidireccional com os cidadãos, entre outros, tendo, sempre, presente a necessidade da proteção dos dados.
Fonte: Angop
Tópicos relacionados: Segurança Angola
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.