A operação de compra chinesa da Alibaba, Taobao, teria sofrido um leak de informações composto de mais de mil milhões de dados, sendo que o que é mais preocupante é que as informações foram roubadas internamente, por um comerciante afiliado
A Alibaba, gigante grupo chinês do ramo de e-commerce, foi alvo de um ataque hacker que expôs dados de mil milhões de clientes da empresa.
Na semana passada, o site chinês 163.com foi o primeiro a relatar a existência de um hack para a empresa asiática, também já confirmado pela Blomberg, e como é habitual na China, esta situação só foi conhecida agora, após as pessoas responsáveis terem sido condenadas a uma pena de prisão.
De acordo com ambas as fontes, a operação de compra chinesa da Alibaba, Taobao, teria sofrido um leak de informações composto de mais de mil milhões de dados, sendo que o que é mais preocupante é que as informações foram roubadas internamente, por um comerciante afiliado.
Segundo a reportagem, a pessoa conseguiu implementar na infraestrutura do Taobao um rastreador que operava em segundo plano e permitiu obter todos estes dados de clientes durante vários meses, entre 2009 e 2010, antes que a própria empresa tivesse detectado o problema, bloqueasse o sistema e notificado as autoridades, em Junho de 2020.
Assim, segundo as informações conhecidas agora, as autoridades foram notificadas em Julho de 2020, sendo que quase um ano depois, em maio de 2021, o Tribunal Popular do Distrito de Suiyang condenou o programadores e o seu empregado.
Portanto, isto ficou finalizado no mês passado, mas apenas agora foi tornado público, sendo que a sentença foi de três anos de prisão para os condenados.
No entanto nem tudo foi mau para a empresa.
Segundo o que foi possível apurar, os dados comprometidos incluem nomes de utilizador, números de telefone e outras informações confidenciais, sendo que, até ao momento, os dados não foram partilhados a terceiros, o que acaba por ser uma boa notícia para a empresa.
Fonte: Reuters
Tópicos relacionados: SegurançaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.