Hackers devolvem 200 dos 600 milhões de dólares roubados em criptomoedas

Uma pessoa que afirma estar por trás do roubo disse que os hackers promoveram o ataque "por diversão" e que queriam "expor a vulnerabilidade" antes que outros pudessem aproveitá-la

Hackers devolvem 200 dos 600 milhões de dólares roubados em criptomoedas

Na passada quarta-feira(11), mais de 600 milhões de dólares foram roubados naquele que poderá ser o maior ataque hacker de sempre ao mercado de criptomoedas. Os hackers terão aproveitado uma vulnerabilidade na Poly Network, uma plataforma que liga diferentes blockchains para que possam cooperar, tendo sido a própria a anunciar o ataque.

 

O ataque terá sido preparado e organizado ao longo de muito tempo. As duas empresas pediram às plataformas de negociação que colocassem os tokens numa lista negra, sendo que a emitente da criptomoeda Tether "congelou" os seus 33 milhões de dólares envolvidos no ataque.

 

No entanto, cerca de US$ 260 milhões em criptomoedas já foram devolvidos para a Poly Network em uma série de moedas digitais diferentes, segundo análises das companhias de rastreamento Chainalysis e Elliptic.

 

Uma pessoa que afirma estar por trás do roubo disse que os hackers promoveram o ataque "por diversão" e que queriam "expor a vulnerabilidade" antes que outros pudessem aproveitá-la.

 

"O plano sempre foi" devolver os tokens, afirmou uma das pessoas que se identificou como hacker responsável pelo ataque. "Eu não tenho muito interesse em dinheiro", acrescentou.

 

Um especialista em criptomoedas, afirmou que a inédita decisão de devolução do dinheiro pode ter sido disparada pela dificuldade de se lavar tamanho volume de dinheiro digital roubado.

 

O tamanho deste roubo é comparável aos 530 milhões de dólares em moedas digitais roubados da bolsa japonesa Coincheck em 2018. A bolsa Mt. Gox, também sediada em Tóquio, entrou em colapso em 2014 após perder 500 mulhões de dólares em bitcoins.

Fonte: Reuters

Tópicos relacionados: SegurançaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.