Este número acaba por ser apenas referente aos roubos divulgados, sendo que na realidade estamos a falar de uma quantidade de dados roubados muito superior
Segundo os resultados do último relatório da empresa Identify Theft Resource Center (ITRC), só em 2022 foram roubados 422 milhões de dados dos utilizadores. A quantidade de dados roubados tem aumentado ao longo dos últimos seis anos, contudo, e apesar deste ser um número considerável, acaba por ser menor do que o revelado nos anos anteriores.
Os dados apontam que em 2022 foram roubados menos 42% de dados dos utilizadores comparativamente aos anos anteriores. Por outro lado, este número acaba por ser apenas referente aos roubos divulgados, sendo que na realidade estamos a falar de uma quantidade de dados roubados muito superior.
Mas nem todas as empresas de tecnologia revelam oficialmente estas informações, muito possivelmente para não exporem a fragilidade dos seus sistemas e serviços. E este é um fator que acaba por dar ainda mais vantagens e possibilidades aos hackers de acederem às informações dos utilizadores cuja segurança está comprometida.
O relatório refere que praticamente metade dos dados comprometidos referem-se à rede social Twitter, onde mais de 221 milhões de informações foram roubadas no ano passado. Outras empresas com as maiores fragilidades são a Neopets, AT&T, Cash App e Beetle Eye.
Entre os dados roubados, as maiores exposições foram relativamente aos dados do utilizador, números de Segurança Social, data de nascimento, morada da residência, número da carta de condução, historial médico e outras informações clínicas, conta do banco, dados dos seguros de saúde, entre outros.
Apesar de não sabemos como será este ano de 2023 relactivamente à segurança dos dados dos utilizadores, éevidente que ao longo destes 12 meses haverá muitas mais notícias sobre informações comprometidas e expostas online. Por isso, a Tecangologies aconselha a todos os nossos seguidores a ter os seus sistemas bem protegidos e um cuidado adicional sobretudo quando acede a plataformas, mesmo que estas sejam aparentemente confiáveis.
Fonte: Pplware
Tópicos relacionados: Segurança Tecnologia Hacker
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.