“As nações que fazem viagens espaciais devem minimizar os riscos para as pessoas e propriedades na Terra de reentradas de objectos espaciais e maximizar a transparência em relação a essas operações”, referiu num comunicado de imprensa publicado no site da NASA
Foguetão Longa Marcha 5B
A NASA criticou a China afirmando que o país fracassou em "atender a padrões responsáveis" depois que os destroços do seu foguetão fora de controlo caíram no Oceano Índico na noite de sábado (8).
O tamanho do objecto, de cerca de 30 metros e entre 17 e 21 toneladas, e a velocidade a que viajava, perto de 28 mil quilómetros por hora, levaram à activação das mais importantes agências de monitorização espacial do mundo, como o Pentágono ou o Serviço de Vigilância e Acompanhamento Espacial da UE (EUSST).
Na sexta-feira, o governo chinês tinha classificado como “extremamente fraco” o risco de danos na superfície terrestre devido à entrada descontrolada na atmosfera do foguetão.
Com essa possibilidade, apesar de pequena, o administrador da NASA, Bill Nelson, criticou a actuação da China a nível espacial, acusando o país de “não cumprir os padrões responsáveis em relação aos detritos espaciais”.
“As nações que fazem viagens espaciais devem minimizar os riscos para as pessoas e propriedades na Terra de reentradas de objectos espaciais e maximizar a transparência em relação a essas operações”, referiu num comunicado de imprensa publicado no site da NASA.
"A China falhou em atender aos padrões responsáveis em relação aos seus detritos espaciais", acrescentou.
No entanto, um importante seguimento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e os restos do engenho caíram no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China.
“De acordo com o percurso e análise, pelas 10h24 (3h34 em Luanda) de 9 de Maio de 2021, o primeiro andar do foguetão Longa Marcha 5B reentrou na atmosfera”, declarou o Gabinete de Engenharia Espacial Tripulada chinês, em comunicado.
O Comando Espacial dos EUA disse que o Longa Marcha 5B havia reentrado na Terra sobre a Península Arábica.
Fonte: NASA
Tópicos relacionados: SegurançaPoliticaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.