Procuradores dos EUA pressionam o Facebook a abandonar o plano de desenvolver um Instagram para crianças

A proposta é criar uma plataforma segura para crianças e pré-adolescentes. As redes sociais passaram a ser pressionadas com mais força para criarem medidas efectivas contra a presença de menores de 13 anos nesses ambientes virtuais

Procuradores dos EUA pressionam o Facebook a abandonar o plano de desenvolver um Instagram para crianças

Após anunciar que estava a desenvolver uma versão do Instagram para crianças, o Facebook tornou-se alvo de autoridades e ativistas de diversas partes. Agora, a rede social tornou-se alvo da Associação Nacional de Procuradores-Gerais (NAAG), dos Estados Unidos.

 

Um grupo de 40 promotores dos Estados Unidos assinaram uma carta pedindo que a rede social desista da ideia, que foi endereçada para o próprio Mark Zuckerberg.

 

Na carta enviada a Zuckerberg, citada pela agência Associated Press (AP), os procuradores mostraram-se preocupados com os efeitos das redes sociais no bem-estar físico e emocional das crianças, com o possível aumento do 'cyberbulling' (assédio através da internet) e com a exposição a predadores, notando que a empresa tem um "histórico irregular" no que se refere à proteção das crianças nas suas plataformas.

 

"Parece que o Facebook não está a responder a uma necessidade, mas a criar uma, tendo em conta que esta plataforma pode atrair crianças que, de outra forma, não teriam uma conta no Instagram", lê-se no documento, assinado por procuradores de 40 Estados.

 

Os regulamentos de privacidade do Instagram estabelecem que os menores de 13 anos não estão autorizados a ter uma conta nesta rede social, detida pelo Facebook.

 

A procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, considerou, em comunicado, ser "vergonhoso" que o Facebook esteja a ignorar uma "ameaça real" para a segurança e bem-estar das crianças, privilegiando o lucro através de um "segmento vulnerável".

 

 “Na última década, o crescimento do número de jovens com distúrbios mentais ou sob tratamento cresceu em paralelo com a popularização do uso de smartphones e redes sociais por crianças e adolescentes”, prossegue a carta citando estudo publicado na revista científica Canadian Medical Association Journal (CMAJ).

 

A criação precoce dessa relação de compulsividade e aprovação alheia também é uma das razões contrárias à existência do Instagram Kids. Para o grupo, o acesso pode ser “prejudicial para crianças por inúmeras razões e porque o Facebook falhou anteriormente na proteção do bem-estar das crianças em sua plataforma”.

 

Facebook se defende

 

O Facebook anunciou na segunda-feira que está a explorar uma versão do Instagram para crianças, tendo em vista dar aos pais um maior controle, garantindo que tudo fará para protegê-las.

 

"Estamos a desenvolver essa experiência, em parceria com especialistas em desenvolvimento infantil, segurança, saúde mental e defensores da privacidade", disse a empresa, sublinhando que pretende trabalhar com legisladores e reguladores, incluindo procuradores-gerais.

 

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: SegurançaPoliticaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.