Sites do grupo de hackers REvil desligados da dark web

O desaparecimento da página não é necessariamente algo significativo. Os sumiços são comuns no mundo do ransomware, em que as quadrilhas tendem a apagar seus rastros quando atraem muita atenção para depois ressurgirem sob novas

Sites do grupo de hackers REvil desligados da dark web

Um website e um blog associados a um grupo de hackers, o REvil, que se pensa estar por trás dos últimos ataques a sistemas informáticos, com pedidos de resgate, de várias empresas pelo mundo - deixou de estar acessível na dark web.

 

Nas últimas semanas, o grupo com vinculado a Rússia, assumiu a responsabilidade pela disseminação ampla de um ransomware que atingiu de 800 a 1.500 empresas no mundo.

 

O desaparecimento da página não é necessariamente algo significativo. Os sumiços são comuns no mundo do ransomware, em que as quadrilhas tendem a apagar seus rastros quando atraem muita atenção para depois ressurgirem sob novas.

 

A especulação cresce porque o desaparecimento dos sites surge no meio de uma pressão crescente entre EUA e a Rússia sobre o crime cibernético. Há quem acredite que os atacantes foram atacados por alguém ou, mais provavelmente, por algum organismo.

 

Na passada sexta-feira(10), o presidente dos EUA, Joe Biden, tinha afirmado que fazia sentido que o seu país atacasse servidores informáticos utilizados por este tipo de grupos.

 

Questionado pela Reuters se faria sentido atacar servidores russos usados nos ataques dos grupos de ransomware, Biden sorriu e respondeu "sim".

 

Para alguns especialistas em cibersegurança, a possibilidade de que alguém, o governo dos EUA ou outra parte, tenha tirado o grupo do ar levanta algumas preocupações.

 

Os EUA foram um dos países onde várias empresas foram alvo de sequestro dos seus sistemas informáticos, nos últimos meses. Uma delas, a empresa produtora de carne JBS, pagou cerca de nove milhões de euros, após um ciberataque que levou ao encerramento de todas as suas fábricas no país, para desbloquear a situação.

 

 

 

 

Fonte: Euronews

Tópicos relacionados: SegurançaTecnologiaPolítica

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.