O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de mensagens como o Telegram e o Signal
O WhatsApp anunciou que vai limitar o acesso às mensagens a quem não aceitar a atualização dos Termos de Serviço e a Política de Privacidade até ao dia 15 de Maio. As novas normas iriam entrar em vigor a 8 de Fevereiro, mas a data para aceitar as alterações foi estendida.
Quem não aceitar esta alteração irá manter a conta ativa a menos que a apague por iniciativa própria mas “não poderá usar alguns recursos do WhatsApp”. Segundo é explicado na página de apoio da aplicação, “por um curto período, poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler nem enviar mensagens”.
A nova política de privacidade tem gerado muita polémica devido à inclusão de uma cláusula que permite a partilha de dados com o Facebook. A empresa liderada por Zuckerberg comprou o WhatsApp em 2014. O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de mensagens como o Telegram e o Signal.
A partir de agora, serão partilhadas com outras empresas do Facebook as informações de registo (como o número de telefone), o endereço de IP, as informações sobre o dispositivo utilizado (como a bateria, a operadora ou a força do sinal), os dados de transação e pagamentos ou informações sobre a interação com os outros (incluindo negócios). Para além disso irá também haver um cruzamento de dados dos usuários que tenham também conta nas plataformas Facebook, Messenger e Instagram.
A empresa garante que as mensagens, áudios, vídeos e imagens enviadas e recebidas não serão partilhadas. Uma das características do WhatsApp é a utilização da criptografia de ponta a ponta, uma técnica que protege os dados enviados de forma a que apenas quem envia e quem recebe tenha acesso ao seu conteúdo.
Ficam fora desta garantia as mensagens que são trocadas com empresas e lojas – como, por exemplo, as que usem a plataforma como serviços de apoio ao cliente. Nessas conversações, por ser utilizado uma plataforma de gestão de chats, o WhatsApp não consegue garantir que haja criptografia de ponta a ponta e, desta forma, as informações trocadas poderão ser utilizadas para direcionar os anúncios nas várias plataformas detidas pelo Facebook.
De lembrar que esta não é a primeira vez que a política de privacidade é alterada, depois do WhatsApp ter sido comprado por Zuckerberg. Em 2016, a empresa já tinha realizado uma grande mudança no documento que rege a utilização da aplicação de conversação, mas, nessa altura, os utilizadores que já tinham conta prévia tiveram opção de recusar a partilha de dados com a empresa mãe.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: SegurançaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.