A partir do primeiro trimestre do próximo ano, os usuários de multicaixas em Angola poderão obter, através da app "ONDE", informações sobre terminais mais próximos com dinheiro e recibo.
De acordo com o director executivo da empresa ONDE, Domingos Fernando, numa primeira fase, estes serviços estarão disponíveis apenas na província de Luanda, mas pretende-se estender por todo o país. O responsável explicou que as informações estarão disponíveis com dados em tempo real, obtidos por integração de serviços.
Quanto aos ATM, o criador da aplicação disse que já têm acordos iniciais com um banco (não revelado), mantendo negociações com outros.
Fernando acrescentou que já há alguns ATM identificados, mapeados e endereçados. A estes os respectivos bancos vão disponibilizar updates, para permitir ao ONDE fazer actualizações dos dados em tempo real.
A plataforma ONDE, desenvolvida para resolver o problema da localização geográfica em Angola, vai lançar no mercado um outro novo serviço, que fornecerá informações sobre o estado das caixas de pagamento electrónico (ATM).
A plataforma ONDE surgiu em 2017 com o serviço de endereçamentos e geo-referenciação, desenvolvido para resolver o problema da localização ou endereçamento geográfico.
Isso valeu-lhe a distinção de start-up vencedora da terceira edição do concurso "Start-ups Turismo" em Angola, realizado recentemente, pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
O empreendedor conta que a ideia de criar uma plataforma do género surgiu da necessidade de disponibilizar informação sobre serviços e lugares.
Explica que, para aceder à plataforma, basta que o usuário entre na app, pesquise pelo lugar que procura ou pela categoria de lugares que precisa, e receberá informações sobre o que procura, disponível nas redondezas.
Neste momento, a aplicação fornece apenas informações sobre os lugares de Luanda, mas o objectivo é aumentar o endereçamento a nível de todo o país.
Segundo o gestor, a ONDE, também pedrá ser utilizado pelo Governo, pelas instituições públicas e privadas para o planeamento urbano, recenseamento e recolha de dados, logística e navegação, projectos de construção e melhoramento na comunidade, gestão de bens e serviços, entre outras actividades.
Fonte: Angop
Tópicos relacionados: TecnologiaAngola
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta
A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo
Xiaomi HyperCharge 200W
Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutosEstes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado
Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.