
Na contramão dos dispositivos portáteis, como os óculos de realidade virtual da Meta ou o Apple Vision Pro, a proposta da Sony é levar os videojogos para grandes espaços, como shoppings, parques de diversão e afins
A Sony apresentou um novo sistema que pode permitir aos jogadores da PlayStation explorar títulos como The Last of Us através do olfacto. Apresentado na Consumer Electronics Show (CES 2025), a maior feira de electroeletrónica do mundo, o Future Immersive Entertainment Concept (FIEC) inclui uma instalação de grande escala – do tamanho de uma sala – concebida para expandir os limites da imersão nos videojogos.
Um vídeo promocional do conceito mostra um enorme cubo construído com ecrãs LED de alta definição, permitindo que os jogadores entrem directamente nos seus jogos favoritos. Infelizmente, isto não é algo que se possa montar na sala de estar tão cedo.
No vídeo, os jogadores experimentam o mundo pós-apocalíptico de The Last of Us com áudio melhorado e a adição da "visão olfactiva", oferecendo uma “experiência completamente nova”.
“Um dos pilares da visão criativa de entretenimento da Sony é a ideia de narrativas em todos os lugares, onde histórias são transformadas em novas e emocionantes formas de interacção”, explica o vídeo.
Ao entrar na sala imersiva, os jogadores podem sentir os cheiros do ambiente, ouvir com precisão os comandos dos personagens e até mesmo correr dos “zumbis” assassinos de The Last of Us, franquia escolhida pela empresa para mostrar ao público o poder da nova tecnologia.
Na contramão dos dispositivos portáteis, como os óculos de realidade virtual da Meta ou o Apple Vision Pro, a proposta da Sony é levar os videojogos para grandes espaços, como shoppings, parques de diversão e afins.
Apesar de o uso de aromas no entretenimento existir desde a década de 1960, o FIEC baseia-se numa patente da PlayStation para jogos baseados em odores registada há quatro anos. Resta saber se os jogadores irão adoptar este recurso.
Fonte:
Tópicos relacionados: Tecnologia Produto Sony PlayStation CES
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta
A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo
Xiaomi HyperCharge 200W
Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutosEstes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado
Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.