Docentes angolanos beneficiam de curso de mestrado em metodologia de ensino

O programa de formação é ministrado por docentes do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga (Portugal), com a participação de docentes angolanos que por meio da co-ministração de unidades curriculares

Docentes angolanos beneficiam de curso de mestrado em metodologia de ensino

Manuel Nunes Júnior- ministro de Estado para a Coordenação Económica

Mais de noventa e sete docentes angolanos estão a beneficiar de bolsas para o curso de mestrado em metodologias específicas de ensino para o pré-escolar, ensino primário e de língua portuguesa no ensino secundário, no âmbito da implementação do programa nacional de formação e gestão do pessoal docente.

 

O programa de formação é ministrado por docentes do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga (Portugal), com a participação de docentes angolanos que por meio da co-ministração de unidades curriculares. A intenção é a transferência mútua de conhecimentos que permitirá a oportunidade de desenvolvimento de competências profissionais por parte dos docentes angolanos.

 

Na abertura do acto, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, referiu que nesta primeira fase os contemplados têm a oportunidade de aumentar o grau académico e melhorar a competência profissional.

 

O governante disse que a implementação destes cursos de mestrado, a funcionar nas províncias da Huíla, Benguela e Luanda, é um meio que serve para promover a qualidade do ensino em Angola, com vista a contribuir para o aumento das qualificações dos formadores de professores que atenderão à educação pré-escolar, o ensino primário e o ensino da língua portuguesa no ensino secundário.

 

Manuel Nunes Junior, aproveitou a ocasião para destacar a relevância estratégica da cooperação com Portugal, fruto do memorando de entendimento rubricado no domínio da formação e gestão de pessoal docente, permitindo a parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho.

 

De acordo com a ministra da Educação, Luísa Grilo, este passo, representa uma transformação curricular e didáctica na formação do profissional que tem a missão de ensinar.

 

 

Por seu turno, a ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Maria Bragança Sambo, apontou a formação como forma de proporcionar ferramentas adicionais para a aprendizagem ao longo da vida, para além de fomentar o desenvolvimento pessoal, criar profissionais mais capacitados, independentemente de conferir um grau académico ou não.

 

Já o embaixador de Portugal em Angola, Pedro da Costa, afirmou que a cooperação entre os dois países acontece nos mais variados domínios, destacando-se a área do ensino onde têm tido bons resultados.

 

O programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD) foi aprovado pelo decreto presidencial nº205/18, de Setembro, para a formação de professores da educação pré-escolar, do ensino primário e de cada disciplina do I e II ciclos do ensino secundário (geral, técnico-profissional e pedagógico).

 

O programa visa aposta na qualificação do corpo docente, atraindo para a docência os melhores candidatos e retendo os melhores, proporcionando aos alunos uma melhor formação.

 

No acto, estiveram presentes da Ministra Educação, Luísa Grilo, Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), Teresa Rodrigues Dias, o embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, o Magnifico reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira da Castro, este último, em vídeo conferência.

 

A parte cultural ficou a cargo do músico Kyaku Kyadaff.

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: AngolaEducaçãoPolítica

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.