O programa de formação é ministrado por docentes do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga (Portugal), com a participação de docentes angolanos que por meio da co-ministração de unidades curriculares
Manuel Nunes Júnior- ministro de Estado para a Coordenação Económica
Mais de noventa e sete docentes angolanos estão a beneficiar de bolsas para o curso de mestrado em metodologias específicas de ensino para o pré-escolar, ensino primário e de língua portuguesa no ensino secundário, no âmbito da implementação do programa nacional de formação e gestão do pessoal docente.
O programa de formação é ministrado por docentes do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga (Portugal), com a participação de docentes angolanos que por meio da co-ministração de unidades curriculares. A intenção é a transferência mútua de conhecimentos que permitirá a oportunidade de desenvolvimento de competências profissionais por parte dos docentes angolanos.
Na abertura do acto, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, referiu que nesta primeira fase os contemplados têm a oportunidade de aumentar o grau académico e melhorar a competência profissional.
O governante disse que a implementação destes cursos de mestrado, a funcionar nas províncias da Huíla, Benguela e Luanda, é um meio que serve para promover a qualidade do ensino em Angola, com vista a contribuir para o aumento das qualificações dos formadores de professores que atenderão à educação pré-escolar, o ensino primário e o ensino da língua portuguesa no ensino secundário.
Manuel Nunes Junior, aproveitou a ocasião para destacar a relevância estratégica da cooperação com Portugal, fruto do memorando de entendimento rubricado no domínio da formação e gestão de pessoal docente, permitindo a parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho.
De acordo com a ministra da Educação, Luísa Grilo, este passo, representa uma transformação curricular e didáctica na formação do profissional que tem a missão de ensinar.
Por seu turno, a ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Maria Bragança Sambo, apontou a formação como forma de proporcionar ferramentas adicionais para a aprendizagem ao longo da vida, para além de fomentar o desenvolvimento pessoal, criar profissionais mais capacitados, independentemente de conferir um grau académico ou não.
Já o embaixador de Portugal em Angola, Pedro da Costa, afirmou que a cooperação entre os dois países acontece nos mais variados domínios, destacando-se a área do ensino onde têm tido bons resultados.
O programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD) foi aprovado pelo decreto presidencial nº205/18, de Setembro, para a formação de professores da educação pré-escolar, do ensino primário e de cada disciplina do I e II ciclos do ensino secundário (geral, técnico-profissional e pedagógico).
O programa visa aposta na qualificação do corpo docente, atraindo para a docência os melhores candidatos e retendo os melhores, proporcionando aos alunos uma melhor formação.
No acto, estiveram presentes da Ministra Educação, Luísa Grilo, Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), Teresa Rodrigues Dias, o embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, o Magnifico reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira da Castro, este último, em vídeo conferência.
A parte cultural ficou a cargo do músico Kyaku Kyadaff.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: AngolaEducaçãoPolítica
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.