
A empresa declarou que a migração do cartão Multicaixa para a tecnologia EMV com chip permite assegurar a "autenticação forte do cliente”, um processo que se baseia na utilização do chip e do Pin como factores fortes
A EMIS (o consórcio de bancos que detém a rede Multicaixa), solicitou, a troca de terminais de pagamento com deficiências na leitura de chip, numa nova etapa do processo de migração dos cartões para a tecnologia Europay, Mastercard e Visa (EMV), iniciada há três anos para dificultar actividades fraudulentas com cartões multibanco.
A empresa declarou que a migração do cartão Multicaixa para a tecnologia EMV com chip permite assegurar a "autenticação forte do cliente”, um processo que se baseia na utilização do chip e do Pin como factores fortes.
Por ser uma mudança de tecnologia, a EMIS introduziu uma fase de transição durante o qual o recurso à leitura de banda magnética coabita, em "limites controlados”, com a leitura de chip, sobretudo no caso de falha deste último processo, o que pode ocorrer por deficiência do terminal ou do próprio cartão.
A EMIS garante que foi observada uma redução da taxa de falhas de leitura de chip, o que tem conduzido a uma forte queda das operações de pagamento com recurso à banda magnética, pelo que está projectada a supressão desta última facilidade.
A companhia pediu, por isso, que os comerciantes detentores de terminais de pagamento solicitem aos bancos, que estão ligados a troca dos que apresentem deficiência na leitura de chip. A rede Multicaixa opera os terminais de pagamento automático, para operações presenciais em estabelecimentos comerciais, caixas automáticos, o MCX Express e o GPO, para transações de comércio electrónico.
Fonte: Jornal de Angola
Tópicos relacionados: AngolaSegurança
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.