ENI descobre reservatório com até 250 milhões de barris no Bloco 15/06

De acordo com a petrolífera, esta é a segunda "descoberta significativa” de petróleo dentro da Área de Desenvolvimento do campo Cabaça e "confirma o compromisso do grupo empreiteiro do Bloco 15/06 em alavancar quadro jurídico favorável a actividades exploratórias adicionais dentro de Áreas de Desenvolvimento existentes”

ENI descobre reservatório com até 250 milhões de barris no Bloco 15/06

A petrolífera italiana ENI anunciou, nesta terça-feira, a descoberta de um novo reservatório de petróleo leve em águas profundas no Bloco 15/06, com reservas estimadas entre 200 e 250 milhões de barris de petróleo no local.

 

"O poço de descoberta vai ser desviado de modo a ser colocado numa posição ideal como poço produtor", explicou a petrolífera, que apresentou que "os resultados da recolha intensiva de dados indicam uma capacidade de produção estimada em 10 mil  barris de petróleo por dia”. 



De acordo com a petrolífera, esta é a segunda "descoberta significativa” de petróleo dentro da Área de Desenvolvimento do campo Cabaça e "confirma o compromisso do grupo empreiteiro do Bloco 15/06 em alavancar quadro jurídico favorável a actividades exploratórias adicionais dentro de Áreas de Desenvolvimento existentes”. 

A ENI disse também que o poço de Cuica-1 NFW foi "resultado da estratégia ILX (exploração liderada pelas infra-estruturas)”, acrescentando que "a localização da cabeça do poço, intencionalmente colocado próximo das instalações do FPSO (unidade flutuante de produção de petróleo) no Pólo Este, permitirá uma ligação rápida do poço de exploração à produção relevante”. 

Depois das descobertas dos poços de Kalimba, Afoxé, Ndungu, Agidigbo, Agogo e dos poços de avaliação realizados entre 2018 e 2020, o poço de Cuica re-presenta a primeira descoberta comercial no Bloco 15/06 desde o reinício das actividades da campanha de exploração, interrompidas devido à pandemia da Covid-19. 

 

A ENI Angola é operadora do Bloco 15/06 desde 2006, com uma participação de 36,84 por cento, sendo os outros parceiros a Sonangol, com 36,84, e a SSI Fifteen, com 26,32.

 

ENI prevê investimento em Angola de 7 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos

 

No mesmo dia, a petrolífera, anunciou que prevê investir sete mil milhões de dólares, nos próximos quatro anos, na pesquisa, produção, refinação e energia solar.

 

A ENI está presente em Angola desde 1980, sendo o país considerado fundamental na estratégia de crescimento da petrolífera italiana.

 

Além do Bloco 15/06, a ENI atualmente opera em fase de exploração o Bloco 1/14 (offshore da Bacia do Baixo Congo), Blocos Cabinda Norte e Cabinda Sul e em breve aumentará as suas áreas operadas com o Bloco 28, na Bacia do Namibe.

Fonte: Jornal de Angola

Tópicos relacionados: AngolaNegócios

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.