FPSO Agogo prepara-se para zarpar da China rumo a Angola

A FPSO Agogo tem como destino o Bloco 15/06, onde integrará o Projecto Integrado de Desenvolvimento do Hub Oeste de Agogo, operado pela Azule Energy, uma joint venture entre a BP e a Eni

FPSO Agogo prepara-se para zarpar da China rumo a Angola

A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) Agogo está pronta para deixar o estaleiro chinês e rumar ao desenvolvimento offshore da Azule Energy em Angola. A Yinson Production realizou, recentemente, uma grandiosa cerimónia de baptismo e partida no estaleiro da Cosco Shipping Heavy Industry, em Xangai, China, marcando oficialmente o início da jornada desta infraestrutura estratégica.

A FPSO Agogo tem como destino o Bloco 15/06, onde integrará o Projecto Integrado de Desenvolvimento do Hub Oeste de Agogo, operado pela Azule Energy, uma joint venture entre a BP e a Eni. O contrato, com duração inicial de 15 anos e opção de extensão por mais cinco, representa um investimento total de aproximadamente 5,3 mil milhões de dólares.

Este projecto destaca-se pela incorporação de tecnologias avançadas de redução de carbono, incluindo um sistema de flare fechado, inertização com hidrocarbonetos, tecnologia de ciclo combinado, controlos de processo automatizados e sistemas de accionamento totalmente eléctricos. Além disso, a FPSO Agogo será a primeira a testar um sistema piloto de captura de carbono pós-combustão, uma inovação que promete reduzir as emissões de carbono em até 27%.

Com uma capacidade de produção de 120 mil barris de petróleo por dia, a FPSO Agogo deverá entrar em operação no quarto trimestre de 2025. Flemming Grønnegaard, Director do Projecto, destacou a importância deste marco:

“A FPSO Agogo representa uma mudança de paradigma na indústria, reforçando o nosso compromisso com a redução do impacto ambiental das operações. Com vasta experiência em África desde 1995, estamos entusiasmados por contribuir para a segurança energética de Angola.”

Este projecto não só reforça a capacidade produtiva de Angola no sector petrolífero, mas também consolida o país como um destino estratégico para investimentos de alta tecnologia no domínio da energia. A chegada da FPSO Agogo marca um novo capítulo na cooperação entre Angola e os principais players globais da indústria energética.

 

Fonte:

Tópicos relacionados: Angola Política Tecnologia Petróleo

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.