Instituto Superior Politécnico da Huíla corre o risco de fechar cursos por falta de docentes

O ISPH é a única instituição do ensino superior pública de formação técnica da região Sul do país e conta com nove cursos, assegurados por 46 docentes, entre nacionais e estrangeiros

Instituto Superior Politécnico da Huíla corre o risco de fechar cursos por falta de docentes

ISPCH

A falta de docentes no Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH), unidade orgânica da Universidade Mandume ya Ndemufayo, está a condicionar o cumprimento integral da grelha curricular de alguns cursos, informou nessa terça-feira (1), o responsável daquela instituição, António Chimuco.

 

Em declarações ao portal da Angop, o chefe do departamento dos assuntos académicos, António Chimuco, disse que, pelo facto de a instituição não beneficiar de quotas em concursos de ingresso no ensino superior, desde a sua criação (2011), está na origem da falta de docentes.

 

António Chimuco, diz tratar-se de uma situação preocupante, tendo em conta que estão a formar engenheiros que terão de resolver problemas sociais com ajuda da ciência e da tecnologia, mas no curso de engenharia mecânica, por exemplo, os alunos do primeiro ano têm somente aulas de duas cadeiras semestrais, das cinco do currículo.

 

Para responder às necessidades seriam precisos mais 200, sobretudo para o 3º, 4º e 5º ano. Até 2018 contaram com professores colaboradores, mas as irregularidades nos pagamentos forçaram-nos a desistir.

 

A grelha curricular desse curso carrega 53 disciplinas e são necessários, no mínimo, 11 professores, mas estão a ser leccionadas somente as cadeiras básicas e do ciclo conexo, com análise Matemática I e Análise Matemática II. Actualmente, os cursos melhores servidos são três: engenharia informática, computação e geologia, mas que funcionam a 75 por cento.

 

Mais de 60 por cento dos docentes são emprestados do ensino geral. As propinas do curso pós-laboral ajudavam a pagar os salários dos professores-colaboradores, mas a interrupção das aulas nesse período agravou ainda mais a situação

Fonte: Angop

Tópicos relacionados: Angola

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.