Maria do Rosário Bragança Sambo adiantou que o projecto vai ainda contribuir na criação e reforço da base material, através do acervo bibliográfico e bibliotecas on-line, bem como para a cooperação científica e tecnológica entre as universidades angolanas e estrangeiras
Maria do Rosário Sambo - Ministra do Ensino Superior
A ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, destacou, na passada terça-feira(19), em Luanda, a criação do repositório científico nacional online, que dará melhor e maior visibilidade a criação científica de autores angolanos.
De acordo com a ministra, mais de 600 bibliotecários, jovens, investigadores, editores de revistas e académicos angolanos foram formados com a criação do Repositório Nacional de Acesso Aberto para Angola, no âmbito do Plano de Acção de Buenos Aires para a Promoção e Implementação da Cooperação Técnica entre países em desenvolvimento, a cooperação Sul- Sul.
A cooperação é a alavancada pela reunião, partilha e utilização de recursos técnicos e outros do Sistema de Informação Científica Redalyc, acolhida pela universidade Autónoma do Estado do México.
A governante, que falava durante a reunião de apresentação e analise da implementação do referido projecto, ressaltou que, com esta a criação, as publicações científicas, entre artigos e teses, estarão disponíveis para o acesso do público, dando maior valor a esses trabalhos.
“ Este projecto congrega vários esforços que convergem para a sua criação de acesso aberto para Angola, sendo que a concretização do projecto está alinhado ao alcance dos objectivos gerais da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022”, salientou.
Maria do Rosário Bragança Sambo adiantou que o projecto vai ainda contribuir na criação e reforço da base material, através do acervo bibliográfico e bibliotecas on-line, bem como para a cooperação científica e tecnológica entre as universidades angolanas e estrangeiras.
A ministra avançou que o enquadramento do repositório processa-se através do cumprimento do programa da melhoria da qualidade do ensino superior e do desenvolvimento da investigação científica, que prevê como acção prioritária criar e operacionalizar a plataforma de divulgação, partilha e acesso a dados.
Fonte: Angop
Tópicos relacionados: Angola Politica Educação Tecnologia
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.