
Segundo o diário da República o regime de monodocência na 5ª e 6ª classes, introduzidas há vérios anos no quadro da reforma educativa, foi extinta pelo Governo e, a partir do ano lectivo 2021, as disciplinas deixam de ser ministradas por um único professor
Até a corrente data, estão a decorrer os trabalhos de ajustamento nos programas e planos curriculares, uma vez que as duas classes vão ser regulamentadas num diploma próprio.
Ainda segundo o mesmo diário da República que citou a lei n° 32/20, o ensino primário tem a duração de seis anos, sendo que a avaliação final dos objectivos pedagógicos vai ser efectuada na sexta classe.
Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário provincial da Associação de Professores (APA), Domingos Álvaro, disse que a monodocência é agora desintegrada das outras classes devido aos estrangulamentos observados no processo de ensino e aprendizagem.
O líder associativo supõe que o retorno ao antigo modelo e a construção de novas salas de aula vão permitir a entrada de novos professores no sector de ensino, uma situação já acautelada pelo Executivo Angolano, no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2021, em aprovação.
Já o psico- pedagogo, Alcides Chivango, admitiu que o retorno ao regime anterior é aceitável em função da formação dos professores, que não abarcava várias disciplinas.
Os professores do ensino primário devem ser os melhores na disciplina que vão leccionar, mas durante o trabalho muitos apresentavam dificuldades", disse, sublinhando que alguns professores não dominavam e nunca tiveram determinada disciplina, como música e educação física.
Apesar de admitir que alguns países tiveram bons resultados com a monodocência, afirmou que algumas escolas de formação de professores desapareceram, nos últimos tempos, recorrendo-se agora a quadros sem formação na área de educação.
Um professor do ensino primário, no sistema de monodocência tem de ter habilitações para ensinar várias disciplinas, mas não era nossa realidade, referiu.
Por sua vez, o presidente do Sinprof, Guilherme Silva, considera a medida como um ganho para todos
Fonte: Jornal de Angola
Tópicos relacionados: AngolaPolitica
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.