
Ao discursar no início do III Conselho Consultivo do MINTTICS, Mário Oliveira salientou que o seu ministério está empenhado em contribuir para o desenvolvimento das tecnologias de informação na região Austral do continente
O número de utilizadores de Internet em Angola aumentou de 6,6 milhões em 2020 para 12 milhões em 2024, superando o crescimento registado noutras regiões do mundo, de acordo com a informação divulgada esta sexta-feira (10), em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, durante a abertura do III Conselho Consultivo do pelouro que dirige.
Ao discursar no início do evento, que decorre sob o lema “50 Anos – a Comunicar, a Modernizar e a Desenvolver Angola”, Mário Oliveira salientou que o seu ministério está empenhado em contribuir para o desenvolvimento das tecnologias de informação na região Austral do continente.
Segundo o ministro, o programa espacial nacional, a interligação das redes de fibra óptica com os países vizinhos e a adesão aos cabos submarinos internacionais constituem infra-estruturas robustas de telecomunicações que têm permitido a expansão dos serviços em todo o território nacional.
“Estes programas estão igualmente ao serviço dos países da zona austral e, desta forma, estamos a perseguir um dos objectivos plasmados no Livro Branco, que é o de nos tornarmos co-líderes na nossa região”, afirmou.
O governante destacou ainda que a expansão e penetração da Internet, reconhecida como um ganho para indivíduos, famílias, sociedades e Estados, tem trazido consigo desafios significativos, tais como cibersegurança e protecção de dados, segurança da informação e confiança nas empresas, combate às notícias falsas e à desinformação (pós-verdade), credibilidade e relevância dos órgãos de comunicação social e reforço da literacia digital na população.
O evento contou também com a presença do secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, do vice-governador de Luanda para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, e demais convidados.
Fonte:
Tópicos relacionados: Angola Política Tecnologia MINTTICS
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.