Em Angola, a internet móvel de quinta geração ainda não é uma realidade. O país possui apenas quatro operadoras móveis que disputam os 8,90 milhões de utilizadores de internet. No entanto, algumas dessas operadoras já fazem planos para uma implementação efectiva da rede 5G no país
A rede 5G veio para ficar. A 5ª Geração de Comunicações Móveis é a evolução da rede 4G que promete uma melhor experiência de internet em termos de velocidade, latência e quantidade de equipamentos ligados em simultâneo.
No mundo inteiro mais de 65 países, totalizando mais de 1 662 cidades, já estão conectados à internet móvel de quinta geração. A China lidera o mercado com 376 cidades conectadas, seguida pelos Estados Unidos com 284 e as Filipinas com 95 cidades.
Em Angola, a internet móvel de quinta geração ainda não é uma realidade. O país possui apenas quatro operadoras móveis que disputam os 8,90 milhões de utilizadores de internet. No entanto, algumas dessas operadoras já fazem planos para uma implementação efectiva da rede 5G no país.
A maior operadora móvel do país, Unitel, saiu na frente quando no passado mês de Abril anunciou um acordo-quadro de três anos com a gigante sueca Ericsson para o fornecimento de soluções de Sistema de Rádio da Ericsson, bem como soluções centrais e serviços relacionados.
O acordo estabelece que a Ericsson fará uma transformação poderosa da rede de acesso de rádio 2G/3G/4G (RAN) existente e da infraestrutura central da Unitel e preparará o provedor de serviços para os futuros serviços 5G em Angola.
As expansões do núcleo pronto para Rádio e 5G permitirão à Unitel atender à crescente demanda de dados dos clientes no mercado angolano. O acordo prevê ainda a expansão da rede de Consolidação de Dados do Usuário e Packet Core da Ericsson e a prontidão para serviços 5G não autónomos.
Por sua vez, a Africell, que deve começar a operar no final deste ano, anunciou em Julho ter contratado a Nokia para o fornecimento de tecnologia de rede com capacidade para oferecer serviços de quinta geração móvel 5G em Angola.
Num comunicado, a operadora diz que, numa primeira fase, vai usar equipamento de rede da Nokia com tecnologia para oferecer serviços de voz e dados em 2G, 3G e 4G, mas com capacidade para ser actualizada no futuro para a quinta geração móvel 5G, mais moderna e rápida.
A Movicel e a Angola Telecom ainda não deram quaisquer detalhes sobre a implementação da rede 5G nos seus serviços.
Actualmente a rede 4G ou LTE é a rede mais utilizada pelos dispositivos. Esta rede, antecessora do 5G, permite-nos fazer videochamadas ou ver vídeos em streaming com qualidade e sem grandes interferências, entre outras actividade.
Um dos objectivos do 5G é precisamente permitir o desenvolvimento de novas possibilidades no campo da Internet das Coisas (IOT). Realidade virtual e aumentada, carros autónomos ou cirurgias a distância são algumas das possíveis utilizações da rede 5G num futuro próximo.
A tecnologia 5G trará um conjunto de novas oportunidades à sociedade, às indústrias e até à saúde. Entre outras coisas, a rede 5G permitirá a transferência imediata de dados, jogar online sem interrupções e ver vídeos em resolução 4K e sem falhas.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: AngolaTecnologiaNegócios
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.