Responsáveis acreditam que a cobrança de taxas e emolumentos vai melhorar funcionamento das instituições

Está previsto que sejam pagos dois mil Kwanzas para a emissão de declaração de habilitação, certificado de habilitações e diploma, por cada documento, 600 Kwanzas para transferência, cartão de estudante e acesso a exames especiais, 500 Kwanzas para confirmação de matrícula, cada documento, e mil Kwanzas para inscrição

Responsáveis acreditam que a cobrança de taxas e emolumentos vai melhorar funcionamento das instituições

Alguns responsáveis da educação em Luanda, consideram a cobrança das taxas e emolumentos um procedimento que vai organizar as instituições beneficiárias, e permitir que o Estado tenha um maior controle das receitas arrecadadas e da sua gestão pelas direcções das instituições.

 

Para Orlando Lundoloqui, chefe de Departamento provincial da Educação em Luanda, com o decreto divulgado no dia 23 do corrente, estão agora especificados os serviços a serem cobrados e respectivos preços, o que vai regular e orientar as instituições.

 

De acordo com a directora do Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL), Philomene Carlos, a cobrança pelas escolas sempre foi uma realidade desde o período do pós independência, apenas não havia nenhum documento de suporte legal que definia valores a serem cobrados, levando a que essa cobrança se fizesse de forma arbitrária.

 

A isenção do pagamento por parte dos cidadãos com condição social de pobreza, vai exigir a criação de cadastramento de todos alunos cujas famílias se encontrem nesta condição, devendo o registo ser remetido ao Ministério da Educação, para que os mesmos beneficiem de outros apoios sociais por parte do Estado.

 

Os valores arrecadados, disse, poderão ser utilizados tendo em conta as necessidades das instituições, com produtos de higiene, entre outros.

 

No entanto, para alguns encarregados de educação, a medida vai sobrecarrega-los, pelo facto dos serviços em geral registarem aumento de preço e os salários manterem-se.

Fonte: Angop

Tópicos relacionados: AngolaEducação

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.