Retrospectiva 2021 - Actividades académicas

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos principais eventos que aconteceram no nosso país e que contaram com a cobertura jornalística da nossa equipa

Retrospectiva 2021 - Actividades académicas

Designer por-Tecangrafical

O ano de 2021 foi marcado pela pandemia da Covid-19, que obrigou a que todos os eventos tivessem o público reduzido para metade devido as medidas de biossegurança. Apesar das limitações, foram realizados diversos eventos académicos e científicos em Angola.

 

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos principais eventos que aconteceram no nosso país e que contaram com a cobertura jornalística da nossa equipa.

 

Angolana desenvolve aplicação para busca de pessoas desaparecidas

Em Janeiro, a empresa angolana Zulumukainvest desenvolveu uma aplicação denominada “Procura”, com intuito de localizar pessoas desaparecidas, sobretudo crianças e adolescentes. A plataforma foi criada com base em várias denúncias diárias de pessoas desaparecidas que aparecem nas redes sociais.

 

IPIL

Em Abril, tivemos o privilégio de presenciar os projectos inovadores apresentados pelos estudantes finalistas dos cursos de Mecânica, Informática e Construção Civil do Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL). O evento decorreu no ginásio da instituição e contou com a presença de representantes do Governo e empresas convidadas.

 

Já em Julho, o IPIL anunciou, que a partir de agora, a inscrição para a 10.ª Classe também pode ser feita pela internet. Para tal, os alunos terão de preencher um formulário que poderá ser acedido pelo link inscricao.imil-makarenko.co.ao.

 

ITEL

O Instituto de Telecomunicações (ITEL) realizou a sua tradicional Feira de Inovação Tecnológica (FITITEL), que este ano decorreu sob o lema “Os desafios da inclusão tecnológica em tempos de pandemia”.

 

A feira teve a duração de três dias, onde foram apresentados vários projectos dos estudantes daquela instituição de ensino, dentre os quais: o Angovote, o Kimbo Kuia e o Sistema de Controlo e Monitorização de Pontos de Recolha de Encomendas, sendo este último o vencedor da 12ª edição do FITITEL.

 

 

Arotec

A startup angolana de robótica Arotec realizou no passado mês de Agosto o primeiro Campeonato Nacional de Robótica. A prova, realizada no pátio da Mediateca do Cazenga, contou com a participação de várias instituições do ensino médio e universitário.

 

Numa final bastante renhida, o Team Academia derrotou a sua congênere do ISPTEC, ganhando a possibilidade de representar o país na edição 2022 do campeonato mundial da categoria sob a denominação de “First Global Team Angola”.

 

FEUAN

Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FUAN) organizou mais uma edição da EXPO-FEUAN, que este ano decorreu sob o lema “Projectos de Soluções e Inovações Científicas e Tecnológicas”. A exposição foi realizada no pátio do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da UAN.

 

Na ocasião, tivemos a oportunidade de apreciar um “Protótipo de Impressão 3D”, montado por estudantes do curso de mecânica da referida instituição.

 

FDUAN

Por sua vez, a Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN) anunciou que dentro em breve deve lançar um mestrado em Direito do Mar. O anuncio foi feito durante a cerimónia de outorga de diplomas aos 37 estudantes finalistas da primeira edição do curso de pós-graduação em Direito do Mar.

 

UAN

Em Agosto, a Universidade Agostinho Neto disponibilizou um total de 3690 vagas para o ano lectivo 2021/2022, nos diferentes cursos das suas 10 unidades orgânicas.

 

Pela primeira vez, as inscrições ocorreram somente via online, para evitar a aglomeração de pessoas e respeitar as regras impostas pelo estado de calamidade pública, devido à Covid-19.

 

ISPTEC

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) acolheu a cerimónia onde noventa e sete docentes angolanos se beneficiaram de bolsas para o curso de mestrado em metodologias específicas de ensino para o pré-escolar, ensino primário e de língua portuguesa no ensino secundário, no âmbito da implementação do programa nacional de formação e gestão do pessoal docente.

 

Descoberto em Angola um dos mais completos plesiossauros de África

Um estudo publicado pela revista PlosOne "revelou o mais completo crânio de plesiossauro de África sub-sahariana, tendo sido descoberto e escavado na província do Namibe, Angola, por Octávio Mateus, em 2017".

 

O estudo deste réptil marinho, com 72 milhões de anos, foi resultado da tese de Mestrado em Paleontologia de Miguel Marx pela Universidade Nova de Lisboa, em associação com a Universidade de Évora.

 

                                 

 

 

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: AngolaEducaçãoTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.