Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos principais eventos que aconteceram no nosso país e que contaram com a cobertura jornalística da nossa equipa
Designer por-Tecangrafical
O ano de 2021 foi marcado pela pandemia da Covid-19, que obrigou a que todos os eventos tivessem o público reduzido para metade devido as medidas de biossegurança. Apesar das limitações, foram realizados diversos eventos académicos e científicos em Angola.
Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos principais eventos que aconteceram no nosso país e que contaram com a cobertura jornalística da nossa equipa.
Em Janeiro, a empresa angolana Zulumukainvest desenvolveu uma aplicação denominada “Procura”, com intuito de localizar pessoas desaparecidas, sobretudo crianças e adolescentes. A plataforma foi criada com base em várias denúncias diárias de pessoas desaparecidas que aparecem nas redes sociais.
Em Abril, tivemos o privilégio de presenciar os projectos inovadores apresentados pelos estudantes finalistas dos cursos de Mecânica, Informática e Construção Civil do Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL). O evento decorreu no ginásio da instituição e contou com a presença de representantes do Governo e empresas convidadas.
Já em Julho, o IPIL anunciou, que a partir de agora, a inscrição para a 10.ª Classe também pode ser feita pela internet. Para tal, os alunos terão de preencher um formulário que poderá ser acedido pelo link inscricao.imil-makarenko.co.ao.
O Instituto de Telecomunicações (ITEL) realizou a sua tradicional Feira de Inovação Tecnológica (FITITEL), que este ano decorreu sob o lema “Os desafios da inclusão tecnológica em tempos de pandemia”.
A feira teve a duração de três dias, onde foram apresentados vários projectos dos estudantes daquela instituição de ensino, dentre os quais: o Angovote, o Kimbo Kuia e o Sistema de Controlo e Monitorização de Pontos de Recolha de Encomendas, sendo este último o vencedor da 12ª edição do FITITEL.
A startup angolana de robótica Arotec realizou no passado mês de Agosto o primeiro Campeonato Nacional de Robótica. A prova, realizada no pátio da Mediateca do Cazenga, contou com a participação de várias instituições do ensino médio e universitário.
Numa final bastante renhida, o Team Academia derrotou a sua congênere do ISPTEC, ganhando a possibilidade de representar o país na edição 2022 do campeonato mundial da categoria sob a denominação de “First Global Team Angola”.
Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FUAN) organizou mais uma edição da EXPO-FEUAN, que este ano decorreu sob o lema “Projectos de Soluções e Inovações Científicas e Tecnológicas”. A exposição foi realizada no pátio do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da UAN.
Na ocasião, tivemos a oportunidade de apreciar um “Protótipo de Impressão 3D”, montado por estudantes do curso de mecânica da referida instituição.
Por sua vez, a Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN) anunciou que dentro em breve deve lançar um mestrado em Direito do Mar. O anuncio foi feito durante a cerimónia de outorga de diplomas aos 37 estudantes finalistas da primeira edição do curso de pós-graduação em Direito do Mar.
Em Agosto, a Universidade Agostinho Neto disponibilizou um total de 3690 vagas para o ano lectivo 2021/2022, nos diferentes cursos das suas 10 unidades orgânicas.
Pela primeira vez, as inscrições ocorreram somente via online, para evitar a aglomeração de pessoas e respeitar as regras impostas pelo estado de calamidade pública, devido à Covid-19.
O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) acolheu a cerimónia onde noventa e sete docentes angolanos se beneficiaram de bolsas para o curso de mestrado em metodologias específicas de ensino para o pré-escolar, ensino primário e de língua portuguesa no ensino secundário, no âmbito da implementação do programa nacional de formação e gestão do pessoal docente.
Um estudo publicado pela revista PlosOne "revelou o mais completo crânio de plesiossauro de África sub-sahariana, tendo sido descoberto e escavado na província do Namibe, Angola, por Octávio Mateus, em 2017".
O estudo deste réptil marinho, com 72 milhões de anos, foi resultado da tese de Mestrado em Paleontologia de Miguel Marx pela Universidade Nova de Lisboa, em associação com a Universidade de Évora.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: AngolaEducaçãoTecnologia
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.