SIC detém nove pessoas por suspeita de mineração de criptomoedas

Segundo uma nota de imprensa do SIC, tratam-se de quatro cidadãos de nacionalidade chinesa, identificados como líderes da rede, e cinco angolanos que actuavam como trabalhadores

SIC detém nove pessoas por suspeita de mineração de criptomoedas

Nove cidadãos foram detidos no município do Sequele, província de Luanda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suspeita de envolvimento no crime de mineração de criptomoedas. Segundo uma nota de imprensa do SIC, tratam-se de quatro cidadãos de nacionalidade chinesa, identificados como líderes da rede, e cinco angolanos que actuavam como trabalhadores.

De acordo com a mesma fonte, os quatro cidadãos chineses lideravam o processo de mineração — que consiste na validação e adição de registos de novas transacções de moedas virtuais. Os angolanos trabalhavam num estaleiro onde estavam instalados três pontos de transformação de energia eléctrica ligados ilegalmente à rede pública.

A lei sobre a mineração de criptomoedas e outros ativos virtuais, aprovada em Dezembro de 2023 em Angola, prevê penas de prisão de um a cinco anos para quem estiver na posse de material informático destinado à mineração. Já a prática da mineração é punida com penas que variam entre três e doze anos de prisão. Além disso, a ligação de equipamentos de mineração ao Sistema Eléctrico Nacional é igualmente punida com penas de prisão de três a doze anos.

O fenómeno da mineração de moedas virtuais tem sido regularmente reportado pelas autoridades policiais em Angola, resultando na detenção dos envolvidos, que incluem, em grande parte, emigrantes asiáticos.

 

Fonte:

Tópicos relacionados: Angola Política Tecnologia Criptomoedas

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.