A nave Shenzhou-12 atracou à estação espacial chinesa cerca de seis horas depois de partir do centro de lançamentos de Jiuquan, na orla do deserto de Gobi, no noroeste do país
Três astronautas chineses chegaram à órbita da Terra, na estação espacial Tiangong. Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo estão a bordo da nave Shenzhou-12, depois de terem chegado ali na quinta-feira (17), num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa espacial do país.
A nave Shenzhou-12 atracou à estação espacial chinesa cerca de seis horas depois de partir do centro de lançamentos de Jiuquan, na orla do deserto de Gobi, no noroeste do país.
Cerca de três horas depois, o comandante Nie Haisheng, seguido por Liu Boming e o estreante Tang Hongbo, abriram as escotilhas e flutuaram para o módulo residencial da estação Tianhe-1.
Os astronautas ficarão 3 meses em órbita tornando-se na estadia mais longa para qualquer astronauta chinês.
Cada tripulação terá três elementos, com capacidade para seis na estação, no momento da troca de tripulações. Dois dos antigos astronautas da China eram mulheres, e as futuras tripulações da estação vão incluir mulheres, segundo a agência espacial da China.
A China não faz parte dos acordos de cooperação com a ISS (Estação Espacial Internacional) em grande parte devido às objecções dos EUA, que apontam a natureza opaca do programa chinês e as ligações às Forças Armadas. Por esse motivo, os astronauta chineses não podem usar a estação.
Segundo a Reuters, a ISS corre o risco de ser desativada em 2024 caso o projecto não receba novos fundos. Se isso ocorrer, a China seria a operadora da única estação espacial na órbita da Terra.
O administrador da NASA, Bill Nelson, deu na quinta-feira os parabéns à China pelo lançamento bem-sucedido.
"Estou ansioso pelas descobertas científicas que daí virão", afirmou na mensagem.
Também o chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, felicitou o Governo chinês pelo êxito do lançamento da nave espacial tripulada Shenzhou-12 e sublinhou que a indústria espacial chinesa "regista um novo auge" e a construção da estação espacial "abre uma nova era" no programa espacial da China.
Fonte: CCTV
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.