Astronautas da Artemis vão tentar cultivar plantas na Lua

De acordo com a NASA, os dados de crescimento e desenvolvimento das plantas, a par dos parâmetros ambientais medidos pelo instrumento, irão ajudar os cientistas a compreenderem o uso de plantas cultivadas na Lua para a alimentação humana e o suporte de vida na sua superfície e em Marte

Astronautas da Artemis vão tentar cultivar plantas na Lua

Os astronautas que regressarem à superfície da Lua, no âmbito da missão norte-americana Artemis, vão levar plantas e um instrumento que vai estudar os efeitos da radiação e da gravidade parcial lunar no seu crescimento.

O instrumento foi um dos três seleccionados pela agência espacial norte-americana (NASA) para a missão Artemis III, prevista para Setembro 2026 e com que os Estados Unidos pretendem regressar à superfície da Lua, com a primeira mulher e o primeiro negro, depois da última alunagem de astronautas, todos homens, em 1972.

A região escolhida para a alunagem da Artemis III será o polo sul, onde haverá água gelada.

Uma vez instalados nessa região, os instrumentos científicos vão recolher dados sobre o ambiente e o interior lunar e sobre como será possível suportar a presença humana de longa duração na Lua, permitindo à NASA preparar-se para o envio de astronautas para Marte.

Um dos instrumentos, segundo um comunicado da NASA, será o primeiro do género a observar a fotossíntese das plantas, o crescimento e as respostas ao stress causados pela radiação e gravidade lunares.

De acordo com a NASA, os dados de crescimento e desenvolvimento das plantas, a par dos parâmetros ambientais medidos pelo instrumento, irão ajudar os cientistas a compreenderem o uso de plantas cultivadas na Lua para a alimentação humana e o suporte de vida na sua superfície e em Marte.

A bordo da Artemis III seguirá também um conjunto de sismómetros para monitorizar o ambiente sísmico no polo sul lunar e caracterizar a sua estrutura geológica, em particular a crosta e o manto.

Um terceiro instrumento irá medir a capacidade de os rególitos (detritos rochosos) propagarem um campo elétrico, um parâmetro-chave para a procura de voláteis lunares, especialmente gelo.

Para Setembro de 2025 está previsto o regresso de astronautas à órbita da Lua, no âmbito da missão Artemis II.

 

Fonte: Sic Notícias

Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.