De acordo com a agência chinesa, o módulo de órbita está em boas condições e o veículo está a operar na superfície de Marte há 28 dias marcianos
Imagens coloridas do Zhurong
A Administração Espacial da China divulgou uma imagem panorâmica de 360 graus e duas fotografias a cores da superfície de Marte e dos dispositivos da sonda Tianwen-1, que chegou ao planeta vermelho a 15 de Maio.
A imagem mostra os arredores da zona de pouso, um terreno plano e pedregoso, e foi registada pelo veículo "Zhurong" - uma homenagem ao deus do fogo da antiga mitologia chinesa.
"A superfície próxima é relativamente plana, com pedras lisas, de cores claras e de diferentes tamanhos, espalhadas e semienterradas. Há um buraco no fundo com pedras mais escuras e angulares na margem", detalhou a Administração Espacial da China, em comunicado.
A imagem também mostra a rampa de descida para o terreno marciano e a parte traseira do "Zhurong", com painéis solares. "A abundância e o tamanho das pedras correspondem às expectativas", lê-se na mesma nota.
A outra fotografia mostra a plataforma de aterragem, com a rampa de descida do "Zhurong" e uma bandeira chinesa desfraldada.
No final da rampa, vê-se as marcas deixadas pelo veículo na superfície marciana, que desenham um círculo. Na terceira imagem, o "Zhurong" afastou-se da câmara descartável, que normalmente carrega no porão, e recuou alguns metros.
Assim, tanto o veículo como a plataforma podem ser vistos, mais ao fundo.
"A imagem foi transmitida sem ligação por fio ao veículo, que então a reencaminhou para a Terra através do módulo de órbita", detalhou o texto.
De acordo com a agência chinesa, o módulo de órbita está em boas condições e o veículo está a operar na superfície de Marte há 28 dias marcianos.
O “Zhurong” faz parte da missão chinesa Tianwen-1, que para o espaço em Junho de 2020 e cuja sonda de pouso atingiu a superfície do planeta em 15 de Maio, na parte sul da chamada Utopia Planitia, uma planície localizada no hemisfério norte.
Tianwen-1 é a primeira missão de exploração da China a Marte e a primeira na História a combinar viagem, entrada em órbita e descida numa única missão.
Cientistas chineses pretendem encontrar mais evidências da existência de água ou gelo naquele planeta, bem como realizar pesquisas sobre a composição material da superfície de Marte ou sobre as características do clima.
Fonte: Jornal Público
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.