Cientistas criam tinta que reduz necessidade de ar condicionado

A tinta consegue produzir um efeito de arrefecimento de 10kW num telhado com cerca de 92 metros quadrados, “mais do que os ares condicionados usados em muitos lares”

Cientistas criam tinta que reduz necessidade de ar condicionado

Investigadores da Universidade de Purdue, nos EUA, desenvolveram a tinta mais branca do mundo, que assegurou um recorde do Guinness, e que ajuda a reduzir as necessidades de utilização de ar condicionado.

 

A tinta ultra-branca reduz (ou elimina completamente) a necessidade de se usar ar condicionado para manter a temperatura baixa. A tinta em questão reflete até 98,1% da luz solar recebida e reduz o calor infravermelho emitido.

 

A tinta consegue produzir um efeito de arrefecimento de 10kW num telhado com cerca de 92 metros quadrados, “mais do que os ares condicionados usados em muitos lares”, explica a equipa. As soluções disponíveis no mercado atualmente reflectem até 90% da luz solar e não são capazes de arrefecer a superfície, lembra o Engadget. A equipa teve de encontrar o equilíbrio entre a brancura que podia ser aplicada na tinta e a sua capacidade de reflexão.

 

O ‘truque’ foi conseguido com um elevado rácio de sulfato de bário, em diferentes tamanhos de partícula. A utilização de diferentes tamanhos ajuda a dividir melhor o espetro de luz e refletir, assim, mais luz.

 

O objectivo dos investigadores passa por colocar a tinta no mercado rapidamente, estando já a decorrer negociações para produzi-la em massa e a vender. Em algumas regiões, é fácil perceber que esta solução pode eliminar definitivamente o uso de ares condicionados, contribuindo para reduzir emissões poluentes e o consumo energético, além dos ganhos financeiros.

 

Fonte: Exame Informática

Tópicos relacionados: Ciência

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.