Cientistas detectam super anticorpo que pode combater variantes do SARS-CoV-2 e outros coronavírus

Este anticorpo conseguiu mostrar ser suficientemente potente para evitar que diferentes variantes do coronavírus se propagassem entre as células que estavam em desenvolvimento em laboratório

Cientistas detectam super anticorpo que pode combater variantes do SARS-CoV-2 e outros coronavírus

Uma equipa de investigadores da Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA, identificou um anticorpo que pode combater não só o vírus que provoca a doença covid-19 e as suas variantes, mas também outros tipos de coronavírus.

 

O anticorpo em causa é designado por S2H97 e demonstrou ser mais potente na proteção contra a infeção por SARS-CoV-2.

 

A conclusão é de um estudo, publicado na revista especializada que pode dar novas pistas e possibilidades no combate à pandemia, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de vacinas e de tratamentos que podem ter uma área de atuação mais ampla.

 

O grupo de investigadores analisou 12 anticorpos presentes em pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2 ou por outros coronavírus, e entre eles o S2H97 sobressaiu. Este anticorpo conseguiu mostrar ser suficientemente potente para evitar que diferentes variantes do coronavírus se propagassem entre as células que estavam em desenvolvimento em laboratório. Também mostrou ser potente para proteger os hamsters contra a infeção por SARS-CoV-2, como escreve o El Mundo.

 

Tyler Starr, bioquímico do centro de investigação Fred Hutchinson, localizado em Seattle, afirmou, citado pelo jornal espanhol, que o S2H97 é o melhor anticorpo que já descobriram.

 

Resultados do estudo abrem novas possibilidades para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.

 

A análise de dados feita pelos cientistas teve como objetivo estudar a forma como as variantes do vírus afetam a união e ligação de anticorpos. No fundo, como as mutações conseguem escapar aos anticorpos. E os resultados deste trabalho de investigação podem abrir novas possibilidades no desenvolvimento de vacinas e de tratamentos contra estes vírus.

 

Os dados mostram "características que devem ser prioritárias para o desenvolvimento terapêutico contra a pandemia atual e possíveis pandemias futuras", indica o estudo.

 

 

Fonte: Nature Medicine

Tópicos relacionados: CiênciaSaúde

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.