Cientistas encontram ovo preservado de dinossauro com 70 milhões de anos

Cientistas encontram ovo preservado de dinossauro com 70 milhões de anos

Uma equipa de cientistas chineses, canadianos e britânicos publicou nesta quarta-feira, 22 de Dezembro, um artigo na revista Science sobre um ovo de dinossauro fossilizado encontrado na província chinesa de Jiangxi que contém um embrião de 27 centímetros.

Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, director de uma empresa chamada Yingliang Group. A raridade acabou por ser armazenada e, com o tempo, esquecida até que foi redescoberta durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.

O ovo fossilizado, que tem uma forma alongada e tem 17 centímetros de comprimento, tem 70 milhões de anos e contém um dos fósseis de embriões de dinossauro mais bem preservados de sempre.

O embrião pertence ao período Triássico dos terópodes e está amontoado dentro do ovo numa postura com a cabeça entre as pernas, que até agora só foi encontrada em dinossauros aviários, de acordo com o estudo.

"Esta postura é muito semelhante à das aves actuais quando os seus ovos estão prestes a eclodir, e pensamos que os dinossauros teriam eclodido de forma semelhante às aves da nossa época", disse um dos cientistas, Fion Ma Wai-sum, ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Para Fion Ma Wai-sum, o fóssil é mais uma prova de que as aves de hoje são derivadas de dinossauros terópodes.

Fonte: South China Morning Post