A investigação foi levada a cabo pelo Bellvitge Biomedical Research Institute (Idibell), Instituto Catalão de Oncologia (ICO), Hospital de Bellvitge e pela Universidade de Barcelona
Cientistas identificaram duas variantes do gene TLR7 que estão associadas à forma grave de covid-19. Esta pode ser a explicação para que homens jovens e saudáveis desenvolvam pneumonia grave devido à infecção pelo novo coronavírus.
A investigação foi levada a cabo pelo Bellvitge Biomedical Research Institute (Idibell), Instituto Catalão de Oncologia (ICO), Hospital de Bellvitge e pela Universidade de Barcelona.
Na investigação, foi feito o sequenciamento do gene TLR7 em 14 homens, entre os 30 e os 45 anos, que não tinham antecedentes clínicos, e que necessitaram de respiração artificial no tratamento à covid-19. Em dois deles destacou-se a presença "de variantes genéticas que afectam a resposta imunológica", refere o instituto Idibell, em comunicado.
As duas variantes do gene não tinham sido descritas anteriormente, sendo que os irmãos homens desses dois doentes também as tinham e ambos desenvolveram forma grave de covid-19.
Os resultados do estudo, dado a conhecer na publicação Fronteirs in Immunology, mostram a importância do rastreamento genético para mutações do gene TLR7 em homens jovens e sem fatores de risco para a doença provocada pelo SARS-CoV-2.
"Diagnosticar deficiências no TLR7" também pode "ajudar a identificar pacientes pré-sintomáticos em risco" e colocar em prática, de forma precoce, "terapêuticas" para fazer face à infeção pelo novo coronavírus, considerou uma das responsáveis pelo estudo.
No cromossoma X estão localizados vários genes fundamentais para o funcionamento do sistema imunológico, entre os quais o TLR7. Em comparação com as mulheres, os homens ficam mais expostos a alterações do TLR7, uma vez que só têm uma cópia dos genes do cromossoma X. Se o gene desse cromossoma tiver um defeito não há um par que possa desempenhar a sua função.
As mulheres são portadores de dois cromossomas X e os homens têm um Y e um X, logo são mais afectados pelas alterações do gene em causa.
No sexo feminino, para que a função deste gene seja afetada é necessário que ambas as cópias sejam alvo de alterações.
Fonte: Diário de Notícias
Tópicos relacionados: CiênciaSaúdeSegurança
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.