Cientistas identificam duas variantes de um gene que provocam à covid-19 grave em homens jovens

Cientistas identificaram duas variantes do gene TLR7 que estão associadas à forma grave de covid-19. Esta pode ser a explicação para que homens jovens e saudáveis desenvolvam pneumonia grave devido à infecção pelo novo coronavírus.

A investigação foi levada a cabo pelo Bellvitge Biomedical Research Institute (Idibell), Instituto Catalão de Oncologia (ICO), Hospital de Bellvitge e pela Universidade de Barcelona.

Na investigação, foi feito o sequenciamento do gene TLR7 em 14 homens, entre os 30 e os 45 anos, que não tinham antecedentes clínicos, e que necessitaram de respiração artificial no tratamento à covid-19. Em dois deles destacou-se a presença "de variantes genéticas que afectam a resposta imunológica", refere o instituto Idibell, em comunicado.

As duas variantes do gene não tinham sido descritas anteriormente, sendo que os irmãos homens desses dois doentes também as tinham e ambos desenvolveram forma grave de covid-19.

Os resultados do estudo, dado a conhecer na publicação Fronteirs in Immunology, mostram a importância do rastreamento genético para mutações do gene TLR7 em homens jovens e sem fatores de risco para a doença provocada pelo SARS-CoV-2.

"Diagnosticar deficiências no TLR7" também pode "ajudar a identificar pacientes pré-sintomáticos em risco" e colocar em prática, de forma precoce, "terapêuticas" para fazer face à infeção pelo novo coronavírus, considerou uma das responsáveis pelo estudo.

No cromossoma X estão localizados vários genes fundamentais para o funcionamento do sistema imunológico, entre os quais o TLR7. Em comparação com as mulheres, os homens ficam mais expostos a alterações do TLR7, uma vez que só têm uma cópia dos genes do cromossoma X. Se o gene desse cromossoma tiver um defeito não há um par que possa desempenhar a sua função.

As mulheres são portadores de dois cromossomas X e os homens têm um Y e um X, logo são mais afectados pelas alterações do gene em causa.

No sexo feminino, para que a função deste gene seja afetada é necessário que ambas as cópias sejam alvo de alterações.

Fonte: Diário de Notícias