
Os pesquisadores, que usaram cerca de 100 porcos no projecto, disseram que a técnica pode eventualmente estender a saúde dos órgãos humanos durante a cirurgia e expandir a disponibilidade de órgãos doados
Um grupo de cientistas dos Estados Unidos usaram um novo procedimento para restaurar muitas funções biológicas em porcos que estavam mortos há mais de uma hora, levantando questões profundas sobre a fronteira entre a vida e a morte.
O projecto da Universidade de Yale estende um experimento inovador que restaurou algumas funções cerebrais em porcos decapitados há três anos. No desenvolvimento mais recente, a equipa restaurou a circulação sanguínea e a actividade celular nos corpos de animais inteiros que foram anestesiados e depois mortos por um ataque cardíaco induzido.
Os cientistas usaram uma forma sintética de hemoglobina - a proteína que transporta oxigénio nos glóbulos vermelhos. Administraram também medicamentos que protegem as células e previnem a formação de coágulos sanguíneos. O sangue começou a fluir novamente e muitas células voltaram a funcionar, inclusive em órgãos vitais como coração, fígado e rins, durante as seis horas seguintes.
Os pesquisadores, que usaram cerca de 100 porcos no projecto, disseram que a técnica pode eventualmente estender a saúde dos órgãos humanos durante a cirurgia e expandir a disponibilidade de órgãos doados.
No entanto, esta técnica levanta várias questões, como médicas, éticas e até filosóficas.
Entre as dúvidas, está o "aumento do risco de que as pessoas ressuscitadas não consigam recuperar de um estado de suporte de vida", alertou Brendan Parent, bioeticista da Grossman School of Medicine da Universidade de Nova York, num comentário publicado em paralelo pela revista.
Fonte: Financial Times
Tópicos relacionados: Ciência Saúde Tecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.